Certificação ISO 9001: quanto custa para implementar?


Se você anda pesquisando sobre a Certificação ISO 9001, com certeza deve ter encontrado muitas informações sobre normas técnicas e processos de gestão, mas eis a famosa pergunta sobre a ISO 9001, quanto custa para implementar? Se ainda permanece com essa dúvida, então esse artigo é para você!

Antes de tudo, já adianto que não existe um valor fixo para o processo de certificação nas ISO, uma vez que os sistemas de gestão costumam seguir diretrizes diferentes em cada organização. É importante, portanto, que a empresa passe por um processo de consultoria em gestão da qualidade para que o seu cenário seja devidamente analisado antes mesmo de orçar o processo de implementação. Antes de mais nada, vale ressaltar que obter essa certificação de qualidade confere um importante diferencial competitivo para a empresa, além de contribuir no controle da qualidade, afetando positivamente a produtividade. Sendo assim, o processo deve ser interpretado como um investimento. 

Portanto, para ajudá-lo a compreender os principais aspectos da ISO 9001, neste artigo vamos explicar como funciona essa certificação, dar uma base de quanto custa para implementar e mostrar de que forma uma consultoria pode ajudar nesse processo. Confira!

O que é a ISO 9001 e para que serve a certificação?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade que representa a ISO no Brasil, a NBR ISO 9001 especifica requisitos para um sistema que garante a padronização da qualidade dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, como resultado de uma boa gestão nos processos destes produtos ou serviços, sendo assim, aquelas organizações que possuem o certificado da ISO 9001 atestam o cumprimento às exigências dessa norma técnica internacional .

A certificação é buscada quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade ou aumentar a satisfação do cliente em relação à qualidade final dos produtos ou serviços oferecidos. É bem comum, portanto, que alguns clientes exijam essa certificação, antes de fechar negócio com as empresas.

O que é necessário para obter a certificação ISO 9001?

Para que sua empresa possa ser certificada é preciso, primeiramente, implementar um sistema de gestão de qualidade compatível aos requisitos da ISO 9001 e, então, passar por uma auditoria de certificação. Essa auditoria é realizada por entidades acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Para se certificar a empresa precisa:

  • possuir um CNPJ;
  • fazer um diagnóstico do atual sistema de gestão da qualidade da organização;
  • realizar um mapeamento de todos os processos;
  • definir bem a política de gestão de qualidade;
  • montar um planejamento para adequação do sistema atual à política traçada;
  • implementar todas as atividades propostas no planejamento;
  • realizar auditoria interna para conferir a eficácia do processo;
  • passar por auditoria externa para comprovar o cumprimento de todos os requisitos da norma.

Para fazer a implementação desse sistema é recomendável que seja contratada a consultoria de especialistas no assunto. Além do diagnóstico do sistema de gestão, o consultor vai orientar a organização durante o processo de adequação e garantir que todos os requisitos sejam atendidos antes de agendar a auditoria.

O percurso para obtenção da certificação ISO 9001, do planejamento à auditoria, dura, em média, de seis meses a um ano. Você pode acelerar esse processo incentivando a colaboração dos envolvidos no cumprimento das atividades traçadas no plano de implementação. Para isso, você pode contar com ajuda de consultoria ISO 9001 online, que consiste em uma plataforma que registra todas as tarefas e disponibiliza suporte remoto. A partir dessa metodologia, é possível cumprir os requisitos a qualquer hora e em qualquer lugar, encurtando o tempo de preparo antes da auditoria. 

A grande dúvida sobre a certificação ISO 9001: quanto custa?

Assim como mencionado no começo do texto, o investimento na certificação pode variar bastante. De fato, o que podemos fazer, para ter uma base, é analisar todos os itens que geram custo durante o processo. Para isso, você precisa considerar:

Consultoria

Contratar uma consultoria não é um item obrigatório para obter a certificação ISO, mas vale muito a pena. Por serem especialistas em sistemas de gestão, os consultores sabem tudo sobre as normas e podem te ajudar no diagnóstico, na elaboração do plano de ação e no acompanhamento da sua equipe durante a implementação. Dessa forma, isso permite que você economize muito tempo no processo e, como sabemos, “tempo é dinheiro”. Portanto, na hora de decidir se contrata ou não uma consultoria, lembre-se do ditado: “o barato sai caro”.

O custo com a consultoria pode variar de acordo com:

  • o tamanho e credibilidade da empresa;
  • o número de funcionários que devem participar do projeto;
  • a quantidade de visitas do consultor (no caso da consultoria presencial);

Os preços médios de mercado variam de R$15.000,00 a R$ 40.000,00.

Equipe interna

Como o sistema de gestão deverá ser desenvolvido e aplicado pela sua equipe, desse modo, é necessário levar em conta o custo da mão-de-obra de todos os recursos da empresa, que estarão envolvidos nas atividades necessárias para a implementação.

Auditoria interna

Esse item, obrigatório no processo de certificação, visa verificar se os requisitos que serão avaliados pelo auditor externo estão sendo cumpridos. Dessa forma, as chances de “passar na prova” são maiores, evitando custo extra com auditorias externas.

Muitos consultores têm capacitação para realizar auditorias, portanto, solicite que esse item seja incluso no seu pacote de consultoria. Ou então, uma outra opção é capacitar membros da sua própria equipe para realizar essa função, oferecendo a eles um treinamento especializado.

Auditoria de Certificação

Para obter a certificação, sua empresa será auditada por um organismo de certificação acreditado pelo INMETRO. A auditoria de certificação é dividida em duas fases, obrigatoriamente.  Esse serviço tem custo e é cobrado por cada auditoria realizada, ou seja, caso a sua empresa, apresente não conformidades que impeçam a certificação, precisará agendar uma nova visita de follow up da certificadora e pagar integralmente ou por parte do serviço novamente. Por isso é tão importante estar preparado antes de chegar nesse passo.

Existem várias empresas que prestam esse tipo de serviço, por isso, o preço varia bastante. Segundo a regra do INMETRO, o número de dias de uma auditoria é calculado de acordo com o número de funcionários da empresa. Por exemplo, uma organização com 100 funcionários, terá um investimento aproximado de R$ 10.000,00.

Assim sendo, agora que você já sabe onde incidem os custos para implementar a certificação ISO 9001, pode fazer os cálculos e iniciar a solicitação de orçamentos. De fato, lembre-se que você economizar tempo e dinheiro com uma consultoria online!

Quais são os benefícios de contar com uma consultoria online?

O sistema de consultoria online pode trazer muitos benefícios para o processo de implementação do sistema de gestão na sua empresa. Veja, em seguida, alguns deles:

  • Você não precisa mais esperar a visita do consultor para dar início ao seu processo de certificação;
  • A qualquer hora e em qualquer lugar, você e sua equipe podem acessar o cronograma do projeto, realizar atividades da consultoria e receber orientações dos consultores;
  • Não há necessidade de arcar com os custos de logística das visitas presenciais;
  • Sua equipe conta com o apoio de um consultor online, ativo e dedicado à sua empresa;
  • Todos os dados e informações do processo ficam registrados no histórico da plataforma, conferindo maior segurança;
  • Todos os envolvidos no projeto recebem lembretes personalizados com prazos e tarefas, a fim de incentivar a colaboração e garantir o cumprimento das atividades;
  • Sempre que necessário, ou quando solicitado, são emitidos relatórios com o status do projeto para facilitar o acompanhamento do gestor responsável.

Constatamos, então, que com a consultoria online, fica mais barato conseguir a certificação e mais fácil de realizar as atividades e acompanhar o processo. Mas, você ainda não está certo se essa é a opção ideal para você começar a melhorar o seu sistema de gestão? Então faça agora mesmo o teste gratuito da nossa plataforma de consultoria online e tome a sua decisão. 

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