Implantar ISO 27001: saiba como fazer


A segurança da informação é essencial para todo tipo de negócio, já que protege a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, privada ou pública, pequena ou grande, por isso, implementar ISO 27001 é um passo e tanto! 

Existem cinco etapas dentro do processo de implementação desta norma em uma empresa, sendo a Avaliação de Riscos, o Contexto da Organização, os Controles Operacionais, a Análise de Eficácia e as Melhorias. Mas, para que você entenda a ISO 27001 de uma maneira mais completa, trouxemos neste artigo alguns tópicos importantes e, claro, interessantes. Acompanhe.

A ISO 27001: entenda a norma

Antes de tudo, é importante saber a respeito do regulamento em questão. A ISO 27001 é uma norma internacional que cuida da gestão de segurança da informação, tendo como principal objetivo construir uma segurança da informação eficiente a partir de requisitos, processos e controles.  

Ao implantar ISO 27001, é possível que a empresa tenha boas práticas para identificar, analisar e implementar os controles que vão fazer a gestão de riscos da segurança da informação. Com isso, o negócio se torna referência no mercado, além de contar com a proteção das informações. 

Por que implantar ISO 27001?

Quando uma empresa conta com a certificação ISO 27001, ela assegura para o mercado que tem preocupação com a confidencialidade, com a disponibilidade e com a integridade da informação. Isso significa que o cliente pode fornecer as suas informações sem medo, já que a empresa certifica que os dados estão geridos de forma segura. 

Recentemente, produzimos um artigo que destaca 5 benefícios de implantar ISO 27001 nas empresas. Confira alguns deles:

  • Cultura de risco instalada na empresa: implantar ISO 27001 em uma empresa promove mudanças – das boas! –, já que os colaboradores começam a ter um olhar mais crítico, análises de riscos mais aprofundadas e se envolvem cada vez mais em treinamentos de melhorias;
  • Check na organização: assim como as mudanças internas acontecem, a organização interna da empresa também é vista com olhos mais atentos. Enquanto a ISO 9001 consegue organizar os processos que envolvem o Sistema de Gestão da Qualidade, a ISO 27001 estabelece melhorias para o SGSI. Assim, é com a definição de etapas, de processos e responsáveis que a segurança e a organização do processo são garantidas.
  • Mais chances em relação à concorrência: a empresa é vista com outros olhos e tem mais chances no mercado, quando comparada com as concorrentes que não contam com a ISO 27001. Ela promove mais confiança e transparência em seus serviços.

As etapas da implementação 

Como comentamos na introdução deste artigo, confira as etapas para implantar ISO 27001: 

1- Avaliação e Riscos

A ISO 27001 é uma norma de gestão de riscos, com ela, todos os processos internos são avaliados, além dos riscos que são relacionados à segurança da informação.

2- Contexto da Organização

Todas as características e necessidades da empresa são compreendidas e analisadas, a fim de estabelecer quais são as políticas e objetivos internos de segurança da informação. 

3- Controles Operacionais

Os controles operacionais são implantados nos processos para que seja possível controlar, diminuir ou eliminar a classificação dos riscos apresentados durante a jornada. 

4- Análise de Eficácia

Aqui, são analisados o desempenho dos controles que são realizados, de modo a garantir a segurança da informação da empresa.

5- Melhorias

As melhorias são feitas de forma contínua depois que a certificação é implementada dentro da empresa. Dessa forma, os processos estão sempre em avaliação e os riscos são identificados de forma rápida e sempre quando aparecem.

O tempo de implementação da ISO 27001 pode variar de acordo com cada empresa. São avaliados os participantes do projeto, ou seja, quantas pessoas irão participar da ação, além do tempo de dedicação para o projeto – a blwinner auxilia e indica o tempo necessário a partir de cada caso –, além de suporte com o método escolhido para que a implementação seja realizada. 

Finalizando…

A segurança da informação é um dos temas mais discutidos entre as empresas. Hoje em dia, quase todas as atividades corporativas são realizadas de forma online e com a necessidade de dados e informações disponibilizados o tempo todo. O grande diferencial competitivo de uma empresa é a garantia que a certificação promove, tanto para para a companhia quanto para os seus clientes. Quer entender um pouco mais sobre como a norma pode te auxiliar? Entre em contato conosco para um bate-papo. 

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *