Conheça os TOP 5 benefícios da ISO 27001


Se você é fã do assunto e procura estar por dentro do universo das certificações, com certeza já ouviu falar da norma internacional que gerencia a segurança da informação, mas você conhece os reais benefícios da ISO 27001 para um negócio? 

Bom, por se tratar de segurança da informação, e hoje em dia todas as empresas precisarem estar acordadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018, a certificação da ISO 27001 se mostra como uma excelente aliada. Ela tem como função proteger a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, privada ou pública, pequena ou grande.

Neste artigo, queremos que você entenda um pouco mais sobre a ISO 27001 e como ela pode ajudar a proteger – ainda mais! – a segurança das empresas. Continue essa leitura com a gente. 

Conheça a norma

Antes de falar de benefícios, é interessante conhecer a fundo o funcionamento de uma das certificações mais importantes que temos hoje em dia. A ISO 27001, ou ISO/IEC 27001:2013, desenvolvida a partir da Norma Britânica BS 7799-2 e atualizada em 2013, primeiro, identifica os possíveis problemas que podem acontecer com as informações da empresa, por exemplo. Após isso, é feita a definição das ações para prevenir ou monitorar as ameaças. 

Ela se tornou a mais popular norma de segurança da informação em todo o mundo e diversas instituições conseguiram conquistar a certificação tendo a ISO 27001 como referência. E por falar em referência, conheça alguns dos principais motivos que a transformaram em modelo e os benefícios proporcionados às instituições.

Os TOP 5 benefícios 

O nosso papel como prestadora de consultorias online, é mostrar que as certificações são necessárias e promovem diferentes vantagens para o crescimento de um negócio. Confira, a seguir, alguns dos benefícios da ISO 27001.

1- Cultura de risco instalada em toda a empresa

Por se tratar de uma norma com foco em garantir a segurança das informações, toda a base da ISO 27001 é feita em cima de análises de risco junto com a prática de melhorias. Por isso, com a implementação da norma ocorrem as mudanças. Com isso, é comum que os funcionários comecem a contar com um olhar mais crítico, juntamente com análises mais aprofundadas de risco, estejam por dentro de treinamentos e começam a relacionar a segurança da informação com as atividades desenvolvidas no dia a dia. Isso costuma fortalecer – e muito! – as companhias. 

2- Mais chances em relação à concorrência

Quando uma empresa consegue enxergar os verdadeiros diferenciais que a ISO 27001 pode promover em relação à segurança, ela é vista com outros olhos e tem mais chances no mercado, quando comparada com as concorrentes que não contam com norma em seu dia a dia de trabalho. Esse é o papel das certificações, garantir mais confiança e transparência em um negócio. 

3- Check na organização

Da mesma maneira que a ISO 9001 consegue organizar os processos que envolvem o Sistema de Gestão da Qualidade, a ISO 27001 é a responsável por estabelecer e melhorar o SGSI. Dessa forma, é com a definição de etapas, de processos e responsáveis que a segurança do processo é garantida, além, é claro, da melhoria organizacional. 

4- Melhor análise e controle de recursos tecnológicos

Este é um ponto bem importante, afinal, quando falamos da norma internacional que gerencia a segurança da informação, falamos também que um dos benefícios da ISO 27001 é a proteção de todas essas informações. A norma conta com alguns controles para facilitar e garantir a segurança dos dados das empresas.  

5- Redução de custos

Com certeza, este tópico é o favorito de todas as empresas que buscam pelas certificações. Como o principal papel da ISO 27001 é gerir os riscos que podem acometer a empresa, digitalmente falando, e os quais, se acontecem, geram diversos prejuízos, contar com a garantia de uma norma internacional é um diferencial e tanto.

Os benefícios da ISO 27001 e a LGPD

Existe uma diferença considerável entre a norma e a lei. Apesar de ambas discutirem e tratarem sobre a segurança da informação, a empresa que conta com a ISO 27001, por exemplo, não necessariamente está seguindo as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados e vice-versa. 

Enquanto a norma tem como intenção a implementação da SGSI, além de todos os benefícios citados neste artigo, a lei tem como função o tratamento e a coleta de informações. No entanto, apesar de diferentes, contar com a norma pode ser uma boa ferramenta de adequação da empresa em relação à LGPD. 

Se você tem interesse em contar com os benefícios da ISO 27001 no seu negócio, então, não deixe de conhecer um pouco mais sobre os serviços da blwinner. Eles são desenvolvidos através de consultorias online, a qualquer hora e lugar, para que todo o Brasil consiga alcançar as tão desejadas certificações. Entre em contato e saiba mais! 

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *