Como poupar sua empresa dos possíveis impactos econômicos do Coronavírus?


Existe um assunto que está tirando o sono dos empresários no mundo todo: os impactos econômicos do Coronavírus. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), só o isolamento social pode proteger a vida da população, mas como as empresas irão se salvar após dias, ou até meses, sem faturamento? É a pergunta que tentaremos responder neste texto, com algumas dicas, mas antes, é preciso entender o cenário que estamos atravessando.

Os impactos econômicos do Coronavírus

Primeiramente, vamos entender quais são os obstáculos que poderão surgir devido à pandemia do Coronavírus. O primeiro é a crise econômica, que muitas empresas já estão enfrentando. Lojas físicas em shoppings e comércios estão fechadas em todo país, ou seja, sem movimento e, consequentemente, sem faturamento. Por isso, as empresas que não puderem continuar trabalhando mesmo em meio à quarentena ou não possuírem um valor em caixa para sustentar os pagamentos de funcionários e fornecedores nos próximos meses, terão dificuldade para continuar no mercado.

O que nos leva ao segundo possível impacto: o esfriamento econômico. As empresas que podem contar com vendas online, poderão manter o nível de negócios. Principalmente aquelas que comercializam itens, que hoje, são imprescindíveis para nos proteger do vírus, como álcool gel, máscaras e luvas, além dos comércios de bebidas e alimentos, que podem usar o formato de delivery para fomentar as vendas nesse momento. Porém, as incertezas quanto à saúde das empresas e aos empregos, poderão impactar as vendas, já que os consumidores tendem a diminuir o volume de compras, consumindo apenas o necessário.

Os empregos também podem estar ameaçados. Devido aos impactos econômicos do Coronavírus que mencionamos acima, muitas empresas não terão como pagar os salários de seus colaboradores e, por isso, terão que dispensar o pessoal. De acordo com o Valor Investe, a taxa de desemprego no Brasil, em janeiro, era de 11,2%. Com a pandemia, deverá chegar em 13,5% em junho, ou seja, serão 14,5 milhões de desempregados.

O isolamento também pode aumentar a dificuldade em fechar negócios. A grande maioria das empresas está fisicamente fechada, funcionando apenas remotamente. O que dificulta o agendamento de reuniões para o fechamento de novos negócios ou até renovações de contrato, principalmente para as empresas que ainda não estão treinadas a trabalhar com vídeos conferência.

Como a blwinner pode te ajudar a driblar os impactos econômicos do Coronavírus?

Contudo, mesmo em um cenário tão incerto, é possível driblar a crise. Sabemos que é um momento difícil para muitas empresas, pequenas, médias ou grandes, de diversos segmentos. Independente do ramo de atuação do seu negócio, a blwinner está – remotamente – “de portas abertas” para auxiliar a sua empresa com treinamentos, auditorias e consultorias, sempre visando a melhoria do seu sistema de gestão de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho ou qualquer outro.

5 dicas para manter a saúde da sua empresa em meio à crise


1 – Foque na retenção de clientes

Devido ao isolamento, muitas empresas estão fechadas sem poder comercializar seus produtos ou serviços, como é o caso das clínicas de estética e dos salões de beleza. Mesmo assim, invista na retenção do seu cliente, com conteúdos relevantes e que tenham relação com a sua marca. Muitas empresas estão aproveitando o momento, em que as pessoas estão em casa, para fazer conteúdos ao vivo, como lives e webinars em redes como Instagram e YouTube. A ideia não é transformar ou mudar o ramo do seu negócio, mas sim, reinventar a forma de entregar conhecimento para o seu cliente. Como é o caso de restaurantes e docerias, que estão produzindo vídeos com o passo a passo dos pratos comercializados por eles. Desta forma, é possível manter o relacionamento próximo com o seu público de interesse, mesmo que virtualmente, e garantir o posicionamento da sua marca.

2 – Mantenha sua equipe em sinergia

Essa dica vale tanto para os times que estão em home office, quanto para aqueles que estão em férias coletivas. É a sinergia entre os colaboradores que irá manter a equipe unida para enfrentar os impactos econômicos do Coronavírus que estão por vir. Além disso, o isolamento social é uma tarefa difícil, que pode causar desde crises de pânico até depressão, então, a paciência e a compreensão são imprescindíveis para superarmos esse momento, tanto nas relações corporativas, como em nossas famílias. Já os líderes, devem ser compreensivos com os seus colegas de trabalho e mostrar que, mesmo em tempos incertos, a empresa está empenhada em manter seus empregos. Quanto aos que estão trabalhando remotamente, é imprescindível ter uma comunicação ativa através de aplicativos de mensagens e vídeos conferências.

3 – É tempo de trabalhar o Marketing

O correto seria: invista no Marketing. Porém, sabemos que, para muitas empresas, nesse momento, os investimentos estão reduzidos ou até suspensos. Mesmo assim, existem ações de marketing que podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento. Continue trabalhando sua marca nas redes sociais, mesmo que a sua empresa esteja fechada. Assim como mencionamos na dica número 1, existem outros formatos de conteúdo que podem – e devem – ser trabalhados. Nesse momento, é imprescindível ser notado, para que, quando a situação se normalize, o seu cliente se lembre da sua marca.

4 – Garanta a qualidade das operações da sua empresa

Principalmente para as empresas que estão conseguindo trabalhar normalmente, mesmo em meio aos decretos municipais e estaduais, devem garantir a qualidade da sua operação e, consequentemente, dos produtos ou serviços que serão entregues ao cliente. Dessa forma, a produção é otimizada, visando desde a diminuição de desperdícios até a promoção do atendimento excelente. Uma forma de garantir a qualidade ao longo de todo o processo é ter como parceira uma empresa especializada na prestação de consultoria, auditoria e treinamento para certificações, como a blwinner.

5 – Faça um teste grátis na consultoria online da blwinner

O momento é de tensão, mas podemos usar este cenário de incertezas para ver o mundo por novos ângulos. Por exemplo, o tempo livre da sua equipe em home office ou férias coletivas pode ser empregado em treinamentos e capacitações. Uma dica de ouro: a blwinner disponibiliza um teste gratuito da plataforma de consultoria online. É a chance da sua empresa iniciar o processo de certificação, já que as tarefas podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar, portanto, mesmo para as empresas que estão com equipes remotas, é possível obter a orientação necessária, rumo à certificação. Conheça os benefícios:

  • Aproveite o tempo livre para organizar a casa – se a sua empresa está parada devido aos decretos de isolamento do Coronavírus, aproveite este momento para melhorar o seu processo de produção, através da nossa consultoria totalmente online
  • O modelo online é mais acessível do que a tradicional consultoria presencial – uma vez que não será necessário o deslocamento de um consultor até a sua empresa, onerando com custos de passagens aéreas, taxi, hotéis, alimentação e etc. Nossa consultoria online tem preços mais competitivos, por isso, é a opção ideal para as empresas que não desejam fazer grandes investimentos em um processo de certificação.

Conte com a blwinner!

O momento é de incertezas sociais, políticas e econômicas, mas uma coisa é certa: as empresas que se prepararem, sairão na frente quando o mercado retornar a sua estabilidade. Além de estar preparado, é imprescindível poder contar com parceiros que irão auxiliar sua empresa na gestão de todo o seu processo. A blwinner pode atender à sua necessidade, mesmo à distância, para que a sua empresa obtenha sucesso na certificação. Não perca tempo, faça agora mesmo um teste online e gratuito em nossa plataforma de consultoria online. A transformação da sua empresa está mais próxima do que você imagina!

Dúvidas ou sugestões sobre esse artigo? Deixe um comentário para nós!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *