ISO 39001: saiba tudo sobre a norma de Gestão de Segurança Viária


O cenário preocupante do aumento no número de acidentes e mortes nas rodovias em todo o mundo trouxe uma necessidade: elaborar uma norma para o Sistema de Gestão de Segurança Viária, a ISO 39001. Criada em 2012 e transcrita para o português em 2015.

De tal forma que, os requisitos dessa Norma Internacional possibilitam que uma determinada organização atue em conjunto com o sistema viário para reduzir as lesões graves e mortes pertinentes aos acidentes de trânsito.

Neste caso, os possíveis itens a serem verificados são, por exemplo, o período e os limites de velocidade de condução mais adequados, o planejamento do trajeto para assegurar que a entrega chegue ao destino e a orientação para que os motoristas transitem seguindo as normas de trânsito.

Algumas empresas devem obter essa certificação, visto que, além de se destacarem no mercado, podem obter outros benefícios com a certificação da ISO 39001. Quer saber quais são? Então continue conosco e conheça mais sobre esse sistema de gestão!

Quais são os segmentos de empresas que devem obter a ISO 39001?

Independentemente do tipo de empresa, privada ou pública, se houver relação com os setores de infraestrutura de transportes ou gestão de veículos, a obtenção da certificação ISO 39001 é extremamente fundamental. Isso porque é possível minimizar o índice de acidentes, que poderão acarretar ferimentos graves e mortes, visto que a gestão e o controle dessas condições estão sob os seus cuidados.

Com a ISO 39001 efetivamente consolidada, é possível resguardar a segurança não só de todos os envolvidos na organização, como também de seus usuários, clientes e demais partes interessadas. No entanto, é preciso que a empresa cumpra alguns pré-requisitos, tais como:

  • Garantir a conformidade com as políticas da instituição;
  • Implementar, estabelecer e praticar a melhoria contínua do Sistema de Gestão Viária;
  • Apresentar conformidade com a norma e certificação;
  • Aprimorar a atuação visando a segurança viária.

Quais são as determinações da norma para reduzir os riscos de acidentes?

A norma determina a adoção de algumas ações de segurança no trânsito a fim de diminuir, de maneira eficaz, os números crescentes de acidentes nas rodovias. Dessa forma, as principais são:

  • Atenção ao clima;
  • Verificação da capacidade dos serviços ou produtos utilizados no transporte;
  • Observação da distância percorrida;
  • Análise do tipo de veículo.

Além disso, deve-se considerar outros fatores nas questões de segurança intermediária, tais como:

  • Planejamento da viagem;
  • Atenção às jornadas de trabalho corretas;
  • Comprometimento das lideranças da organização;
  • Determinação da velocidade segura;
  • Planejamento de manutenção e renovação da frota;
  • Investigação dos acidentes para minimizar os riscos;
  • Análise do resultado da investigação dos acidentes;
  • Fornecimento de veículos em boas condições do veículo e com capacidade de carga adequada;
  • Qualificação adequada e efetiva para os motoristas.

Quais são os benefícios da ISO 39001 para as empresas que desejam se certificar?

Obter a certificação da ISO 39001 demonstra que as empresas não se preocupam apenas com o bem-estar e a segurança de seus colaboradores, como também de seus colegas e demais indivíduos que conduzem por essas vias.

Portanto, a norma não é restrita somente para as empresas do setor de transportes, mas pode ser adotada por qualquer organização. Isso porque a certificação promove o aumento da eficiência da empresa, diminuindo o índice de acidentes, mas também traz outros benéficos:

  • Redução dos custos com seguros e combustíveis;
  • Aumento do reconhecimento no mercado
  • Menos riscos de danos a terceiros;
  • Cumprimento de metas de responsabilidade social e segurança;
  • Redução dos custos de danos e reparos provocados nas frotas;
  • Menos riscos de acidentes nas estradas.

No entanto, para que esse cenário seja contínuo, é fundamental realizar auditorias internas com frequência, a fim de garantir que o sistema implementado está sendo cumprido de maneira eficaz.

Quais são os pilares para a obtenção da ISO 39001?

1. Gestão do sistema e contexto organizacional

Em primeiro lugar, deve-se fazer uma análise atual da condição da organização, levando em consideração a segurança viária e estabelecendo fraquezas, forças, riscos e oportunidades. Posteriormente, ocorrerá o planejamento das metas e dos objetivos, determinando os indicadores de desempenho.

2. Preparação e resposta à emergências

A empresa deve definir um plano de ação bem estruturado para os supostos acidentes. Por isso, todos os colaboradores precisam estar treinados para saber como agir em tais situações. Por exemplo, onde procurar por assistência médica, quem alertar e como informar a empresa e os familiares sobre o acidente, a fim de reduzir de maneira significativa impactos negativos.

3. Análise dos veículos e uso da tecnologia embarcada

Em terceiro lugar, deve-se avaliar como reduzir os riscos de acidentes provocados pelos veículos da frota. Nesse caso, deve-se usar a tecnologia embarcada – inovações relacionadas à segurança, geolocalização e conectividade – pois, a partir dela, permite-se verificar em tempo real o status do veículo, como a necessidade preventiva de manutenção e a pressão dos pneus.

4. Interação com as vias

Nesse momento, torna-se fundamental que a organização defina as rotas que serão utilizadas com o intuito de priorizar a segurança, evitando risco para os motoristas. Ou seja, permite-se criar um mecanismo que comunique ao condutor sobre vias críticas com alto número de acidentes, fazendo, por exemplo, com que ele reduza a velocidade e redobre a atenção.

5. Fatores humanos ligados à segurança viária

De fato, é fundamental o conhecimento e o treinamento do motorista para esse pilar. Isso porque é necessário que todos os motoristas da empresa tenham consciência da importância da direção defensiva para evitar acidentes.

Como funciona o passo a passo para a certificação?

Para obter a certificação da ISO 39001, é preciso um passo a passo amplo e detalhado, a fim de tornar a organização mais segura e competitiva no mercado. Para as empresa que já contam com a certificação da ISO 9001, os requisitos para a implementação podem ser facilitados. Portanto, é preciso cumprir as metas previstas na fase da implementação de maneira bem planejada, como:

  • Apresentação do projeto — faz-se uma reunião introdutória para a apresentação do Sistema de Gestão de Segurança Viária, incluindo os documentos necessários para a implementação.
  • Elaboração do plano de implementação — define-se o plano de divulgação, a data de início dos procedimentos, a data para o cumprimento do plano e as pessoas responsáveis por cada procedimento da implementação.
  • Divulgação, informação e formação — na ISO 39001, todos os envolvidos na empresa precisam ter o conhecimento dos requisitos , dos registros gerados e das etapas executadas.
  • Monitoramento — o acompanhamento da implementação deve ser monitorado continuamente pelo representante da direção e pelo responsável pela implementação.
  • Auditoria — após o processo de implementação, é chegada a hora da auditoria interna. Nessa etapa, é possível obter informações sobre como o sistema de gestão está funcionando, determinar os pontos fracos e fortes e estabelecer o processo de melhoria contínua para obter a certificação.

Em resumo, para uma empresa ser certificada pela ISO 39001, é essencial ter profissionais na equipe que entendam e monitorem os requisitos legais estabelecidos pela norma.

Como a blwinner pode ajudar a sua empresa na certificação da ISO 39001

A blwinner conta com um consolidado conhecimento sobre as legislações, atualizado diariamente. Sobretudo, como parceira, ela pode ajudar sua empresa a desenvolver um sistema de gestão de segurança viária e auxiliar na implementação da ISO 39001.

Além da consultoria presencial, a blwinner também conta com uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer computador com acesso à internet, a fim de facilitar e agilizar qualquer processo de certificação.

Quer saber como a blwinner pode ajudar a sua empresa? Teste a nossa plataforma online gratuitamente!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *