ISO 45001 e ISO 9001: como diminuir o custo para certificar sua empresa


Ter a sua companhia certificada pode trazer inúmeros benefícios tanto para os sócios e parceiros, quanto para os colaboradores. Por isso, a busca por certificações, como a ISO 45001 e a ISO 9001 vem aumentando. A procura pela primeira cresceu por conta da migração da OHSAS 18001 para a ISO 45001. Já a segunda, sempre teve uma grande busca por dois motivos: ser uma das normas mais famosas e por ser uma “certificação de entrada”, ou seja, muitas empresas começam o processo certificador por meio dela, para depois procurarem por normas focadas em Gestão Ambiental, como a ISO 14001, Saúde e Segurança Ocupacional, como a ISO 45001, dentre outras.

Devido a isso, decidimos unir, neste artigo, os benefícios das certificações ISO 45001 e 9001. Ao final do texto apresentamos uma grande vantagem para quem pretende diminuir o custo fazendo as duas certificações. Quer saber como? Continue a leitura!

A ISO 9001

A ISO 9001 é a norma que cuida do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Sua função é promover a otimização de todos os processos, de forma que mostre a qualidade do fornecimento de produtos e serviços. Diferente de outras normas que são específicas para uma ou outra área, a ISO 9001 pode fazer parte de empresas de qualquer porte ou segmento. Ou seja, não é preciso ser uma grande indústria para se certificar. Uma agência que comercializa serviços de marketing, como o nosso cliente Bring Marketing House, pode implementar a ISO 9001 em seu processo. Em outras palavras, qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, pode manter os padrões de qualidade a fim de promover a satisfação dos seus clientes.

Muitas empresas procuram pela certificação a pedido de fornecedores ou clientes que exigem a norma em contrato, mas é importante lembrar que esta não é a única vantagem da ISO 9001.

Por que devo contar com a certificação da ISO 9001?

Conheça alguns dos benefícios da certificação ISO 9001:

  • Otimização dos processos da empresa;
  • Identificação de riscos e oportunidades de melhoria;
  • Monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Desenvolvimento de uma cultura de organização na busca pela melhoria constante;
  • Maior envolvimento dos trabalhadores nas atividades da empresa;
  • Diminuição de custos e aumento da rentabilidade.

A ISO 45001

A ISO 45001 é a certificação do sistema ISO (International Organization for Standardization) que veio para entrar no lugar da OHSAS 18001. Esta é a norma que trata do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Em outras palavras, é a ISO 45001 que vai certificar que uma empresa cumpre os requisitos legais para manter o bem estar de seus trabalhadores. Também é a certificação que atesta que a companhia é comprometida com as normas trabalhistas, promove ações para prevenir e diminuir os riscos de acidentes e proporciona condições saudáveis para a execução das atividades no ambiente de trabalho.

Com isso, há uma melhoria no desempenho dos colaboradores o que também aumenta a produtividade. Além disso, as empresas certificadas pela ISO 45001 ganham um diferencial competitivo frente aos concorrentes, pois são vistas como companhias que se preocupam genuinamente com seu time.

Porque a procura pela ISO 45001 aumentou?

Em 2018, a OHSAS 18001 foi cancelada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que obrigou as instituições que possuem essa certificação a migrarem para a ISO 45001, dentro do prazo de três anos, ou seja, até 11 de março de 2021. Porém, por consequência da pandemia, é possível solicitar uma extensão no prazo para que o processo de migração seja feito até setembro deste ano. Além disso, o aumento no número de acidentes de trabalho também refletiu na grande procura pela certificação. De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), cerca de 2,3 milhões de trabalhadores morrem anualmente por conta de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Os benefícios da ISO 45001

Conheça algumas das vantagens de contar com a certificação ISO 45001:

  • Melhor gerenciamento dos riscos no ambiente de trabalho;
  • Reduz possíveis despesas de acidentes;
  • Melhora a imagem da organização;
  • Aprimora as condições do ambiente de trabalho e o desempenho da equipe;
  • Aumenta a produtividade;
  • Mostra o comprometimento da organização com as práticas ocupacionais;
  • Aumenta o acesso a clientes e parceiros de negócios que exigem a certificação.

Porque contar com as duas certificações ISO 45001 e ISO 9001?

Apesar das normas ISO 45001 e ISO 9001 terem focos diferentes, uma pode se unir a outra. Por isso, fazer as duas certificações juntas, ou seja, implementar um sistema de gestão integrado, pode trazer grandes vantagens para a sua empresa, além dos benefícios específicos de cada norma – que já citamos acima.

  • Custo reduzido: além da blwinner, o organismo certificador vai poder oferecer descontos para a companhia que quer adquirir duas ou até mais normas juntas;
  • Menos investimento e esforço de mão-de-obra: a equipe envolvida no projeto de certificação vai melhorar o seu trabalho, já que vai poder cumprir as tarefas das duas normas juntas, economizando tempo de serviço;
  • Desenvolvimento da visão do negócio: no caso da integração das normas ISO 45001 e ISO 9001, uma pode complementar a outra contribuindo para o aumento do negócio por parte dos sócios da empresa, já que a 45001 foca na Saúde e Segurança Ocupacional, enquanto a 9001 na gestão da qualidade.
  • Anexo SL: O Anexo SL se aplica a todas as Normas de Sistemas de Gestão, elaboradas e/ou revisadas a partir de 2013, deixando todas as normas sempre com a estrutura igual. Como as normas ISO 9001 está na revisão 2015 e  norma ISO 45001 revisão 2018, sem dúvida vai ser mais fácil de implementar os seus requisitos.

Quer certificar a sua empresa com economia?

A blwinner oferece até 70% de desconto para as empresas que se interessarem por duas ou mais normas juntas e optarem por fazer o processo de certificação junto. A economia é ótima, já que 8 entre 10  clientes escolhem esse pacote, como o que citamos no texto, das ISOs 45001 e 9001. Um desconto que não dá para perder!

Quer garantir a certificação da sua empresa com a blwinner? Entre em contato!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *