Missão, visão e valores: saiba como definir e confira exemplos para se inspirar


Missão, visão e valores de uma organização dizem muito (ou tudo) sobre a sua existência. Não só isso, mas também deixam explícito onde se deseja chegar, como e em quanto tempo. Além disso, revelam os princípios pelos quais a companhia se norteia.

Neste artigo, traremos a você uma explicação detalhada do que realmente a missão, a visão e os valores representam para uma organização e o impacto causado pela definição desses três pilares dentro de uma empresa. Ao final, uma dica de parceria de sucesso para elevar ainda mais o patamar da sua organização.

Mãos à obra e siga em frente com a leitura!

O que significa missão, visão e valores de uma organização?

Muitas empresas não dão a devida atenção a essa tríade. Infelizmente, em algumas companhias isso soa apenas como um bordão, ou então é apenas uma frase pronta escrita na parede, sem qualquer propósito.

Missão, visão e valores de uma organização devem existir desde o seu nascimento. Imagine que você receba um convite para desempenhar uma tarefa, mas não sabe o porquê deve executá-la, o que se deseja alcançar e tampouco a diferença que isso fará no mundo. O resultado pode não ser produtivo.

Essa é uma das razões pelas quais uma companhia precisa ter tudo isso bem definido. É uma forma de engajar os colaboradores que se identificam com tais propósitos. Isso é capaz, inclusive, de proporcionar longevidade à organização. Pois uma equipe dedicada a um propósito o faz durante muito mais tempo, além de acreditar que seu trabalho faz a diferença.

Missão

Trata-se da razão pela qual uma companhia existe. Em resumo, é o seu propósito, ou seja, diz respeito ao porquê ela foi constituída. Em outras palavras, é a finalidade pela qual uma empresa faz parte de uma comunidade em que deseja causar impacto positivo com suas atividades.

Por exemplo, a missão da blwinner é:

“Implementar a qualidade dentro das empresas e influenciar pessoas e organizações para boas práticas, e que as mesmas conquistem seus sonhos e superem as próprias expectativas por meio da melhoria contínua em seus processos internos, produtos e serviços.”

Visão

Para que a organização consiga desempenhar o seu papel, deve existir um caminho a ser seguido. Isso acontece (de preferência) com um período predefinido, ou seja, é preciso estipular um prazo. Essa é a visão da empresa, onde ela pretende estar depois de decorrido um tempo específico.

Por exemplo, a visão da blwinner é:

“Ser uma empresa de consultoria presencial e online, atuante em todo o território nacional, com 100% de clientes satisfeitos e certificados.”

Valores

Essa parte é muito importante, pois tratará dos princípios pelos quais toda a empresa é guiada. Esses valores devem ser inegociáveis, pois dizem respeito a tudo que é ou não permitido fazer dentro da companhia. As atitudes de seus colaboradores também devem acompanhar os valores da empresa.

Por exemplo, os valores da blwinner são:

Obsessão por nossos clientes internos e externos; Extrema Comunicação; Autogerenciamento; Gentileza no relacionamento; Inovação.”

Por que fazer a identificação desses propósitos?

Diz um ditado popular que: “Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.” Isto é, para que ocorra um bom desenvolvimento das atividades desempenhadas pela organização, o ideal é ser guiado por um plano.

Definir a missão, visão e valores da companhia, não se trata de um manual extenso com várias páginas. Ainda assim, essa tríade possui uma força relevante. Se bem definidas e claramente expostas, podem causar grande impacto nos colaboradores, que são as pequenas unidades individuais que constituem o todo.

Como realizar a definição?

O primeiro passo é definir qual é a missão da empresa. A reflexão pode iniciar com o advento da ideia de que a organização não oferece apenas um produto ou serviço para a comunidade. Ao invés disso, ela trabalha para entregar algo de valor para seus clientes, de forma a impactar positivamente a sociedade na qual atua.

Uma boa forma de exercitar isso é colocar as ideias em uma folha de papel, escrevendo mesmo. O ideal é que não seja nada muito longo. A partir daí, deve-se pensar na razão pela qual a companhia foi fundada, ou seja, o porquê de ela existir. Ao final do processo, una tudo isso em apenas uma única frase.

Tendo a missão em mente, deve-se pensar em quanto tempo pretende se atingir todos os seus objetivos – ou seja, a visão da empresa, que constitui uma parte do planejamento estratégico de uma organização. Esse tópico é abordado pela ISO 9001, inclusive, devido a sua grande importância.

Definidas a missão e a visão, parte-se para os valores. Uma boa comparação é personificar a organização, ou seja, vê-la como uma pessoa. Dessa forma, pergunte-se: quais seriam os princípios norteadores pelas ações e, consequentemente, pela vida dessa pessoa? Como ela gostaria de ser lembrada após sua partida?

É isso que representará os valores de uma companhia. Pode até ser que não fique estampado no hall de entrada da empresa, mas pelo menos deve estar claro nos processos seletivos e avaliativos da organização. Assim, os novos membros saberão como se comportar quando estiverem no desempenho de suas funções.

Exemplos para se inspirar

As grandes companhias têm missão, visão e valores muito claros em seus ideais. A gigante Nike, por exemplo, considera que sua missão é oferecer itens esportivos, sempre em busca de inovações tecnológicas. Tem a visão de ser referência nesse tipo de artigo.

Já o Walmart busca vender pelo menor preço possível, para que as pessoas tenham uma vida melhor. Como visão almeja ser a melhor rede varejista de um país, que estará sempre presente no coração e na mente das pessoas que impacta.

Outra grande companhia que expõe sua missão é a Apple. Seu compromisso é levar aos seus consumidores a melhor experiência tecnológica possível. Para isso, fabrica produtos de altíssima qualidade e que facilitam a vida de todos que fazem uso de seus serviços.

Também vale lembrar da brasileira Natura. Sua missão é de fácil entendimento e se resume em levar bem-estar. Ela procura levar isso à comunidade por meio de produtos que tenham uma ótima relação com a natureza.

Se você está abrindo uma nova empresa ou remodelando os processos de uma companhia já existente, recomenda-se que defina missão, visão e valores da organização. Considere, também, a criação de uma política de qualidade, como a certificação da ISO 9001 e a elaboração de um plano para garantir o gerenciamento eficaz do sistema de controle da qualidade.

A blwinner te ajuda nessa tarefa, tanto presencialmente quanto no formato remoto! Entre em contato e solicite um teste gratuito da nossa consultoria online. Orientaremos você da melhor forma possível para que alcance seus objetivos!

Gostou do artigo? Deixe sua dúvida, comentário ou sugestão para nós!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *