Motivos para fazer um tipo de planejamento estratégico


Muitas pessoas buscam por um tipo de planejamento estratégico para encontrar um caminho a ser seguido durante a jornada do negócio, o que é ótimo. No entanto, é preciso ter atenção e não deixar que esse planejamento seja algo sazonal, ou seja, algo que acontece somente no final ou no início do ano. 

Neste artigo, você vai entender o porquê de desenvolver essa organização e, claro, os principais motivos para tal. 

O exemplo “da casa”

Nada como começar a exemplificar os motivos para contar com um tipo de planejamento estratégico para a sua empresa a partir da história da nossa casa, a blwinner

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de certificações, todo um caminho foi trilhado até chegarmos na estrutura que a blwinner se encontra atualmente. Destes anos, 12 deles foram em um formato considerado mais antigo e sem pontos de organização, no entanto, nos anos seguintes e até os dias de hoje o formato foi se modificando. O planejamento estratégico começou a fazer parte da realidade da empresa, que começou a contar com aumento de times, com planos mais elaborados e muito mais. 

O planejamento estratégico se mostra extremamente necessário devido ao contexto cultural do Brasil, o qual não favorece esse tipo de comportamento de organização. “Contamos com uma cultura de ‘vai fazendo e a gente corrige no meio do caminho’, não que isso seja ruim, mas na nossa opinião, até porque já cometemos esse erro, tem que sentar e planejar”, destaca Lucas Basques, CEO da blwinner. 

Outra ideia a respeito do planejamento que muitos empreendedores costumam ter, é que somente grandes empresas precisam dessa organização interna, o que se trata de uma falha grave. O planejamento estratégico precisa ser feito independente do negócio e do tamanho que ele tenha, afinal, o cliente quer ter a sua dor resolvida a partir do produto/serviço, quer satisfazer um desejo a partir do que a empresa oferece, portanto, planejar e analisar é preciso. 

Boas ações para um tipo de planejamento estratégico

Em um mundo em que as coisas acontecem em uma velocidade muito alta, contar com boas estratégias dentro de um negócio é um grande diferencial, mesmo sabendo que mudanças podem ocorrer no meio do caminho. 

Missão, visão e valores são algumas das principais aliadas de um bom planejamento. Com elas, é possível enxergar o lugar em que se quer estar daqui a cinco anos, por exemplo, e ainda assim conseguir  planejar ano por ano de trabalho. Essa preparação é interessante para enxergar os próximos anos sem tantas dificuldades. 

Comece com o simples

O simples é o ideal para num primeiro momento. Contar com um indicador para o negócio, de modo que todos os colaboradores estejam alinhados com ele, é essencial. Esse indicador pode ser “quero certificação”, “quero a satisfação do cliente nota X”, “quero resultado X em X anos”, entre outros. Mas por que o destaque no simples? A resposta também é simples, para que seja possível acompanhar esse indicador e, mais do que isso, realizar as ações planejadas. E lembrando, o planejamento estratégico é algo vivo e precisa de revisões constantes. 

Seja antecipado

Outro ponto de destaque é a antecipação de ações com o planejamento. Toda a equipe consegue visualizar o que é preciso ser feito, entram em acordo e seguem o mesmo caminho. Os sustos são evitados e os acertos ocorrem em uma porcentagem muito maior. 

Integre as áreas

A cultura de integração entre as áreas precisa ser uma realidade presente. Quando não existe um tipo de planejamento estratégico dentro da empresa, quando os objetivos não estão entrelaçados, não é possível o “caminhar junto”, destacado no tópico anterior. A união faz a força e consegue alcançar o objetivo principal da empresa – isso é planejar. 

Monitore os resultados e leve-os à mesa

É fundamental que a empresa tenha disciplina para monitorar os resultados do planejamento estratégico e apresentar para os colaboradores. Primeiro para entender os erros e acertos, segundo para conseguir continuar as ações com clareza e certeza. 

O planejamento estratégico promove diferentes benefícios para as empresas, independente do tamanho, do número de colaboradores etc., além de evitar estresses desnecessários. No webinar “Motivos para fazer um planejamento estratégico”, é possível entender ainda melhor sobre este assunto. Não deixe de conferir. E, claro, se precisar de um suporte, fique à vontade para entrar em contato com a blwinner. A sua qualidade é a nossa conquista, afinal, qualidade também envolve trabalhar de forma organizada.

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *