PBQP-H: o que é e quais os benefícios para as construtoras que aderem ao programa?


Desenvolvido pelo Governo Federal, o PBQP-H, ou Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, visa garantir a qualidade e a rentabilidade no gerenciamento de obras. Criado em 1991 e revisado em 2018, de fato, o objetivo do processo de certificação PBQP-H é prevenir o desperdício de materiais, retrabalhos, atrasos no cronograma e problemas ambientais ou trabalhistas.

PBQP-H: O que é?

De acordo com o próprio PBQP-h, o programa envolve um conjunto de ações que buscam aumentar a competitividade no setor, promover melhora na qualidade de produtos e serviços, reduzir custos e otimizar o uso dos recursos públicos. Dentre essas ações, destacam-se: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Portanto, o objetivo desse programa, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, à produção habitacional de interesse social.

De fato, o PBQP-H é uma certificação para empresas de todos os portes que atuam no setor de construção civil, desde a elaboração de projetos até a execução de obras. Logo, a grande procura por essa certificação se deve ao fato de que é exigida por bancos, como a Caixa Econômica Federal, para a concessão de financiamentos habitacionais, por exemplo, o programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, alguns órgãos municipais e estaduais também exigem o certificado para empresas que desejam participar de licitações. Outro ponto é que esta certificação abre portas para empréstimos e benefícios do BNDES.

Por que aderir ao certificado PBQP-H?

Além de ser uma certificação exigida por bancos e órgãos públicos, o PBQP-H, assim como outras normas de gestão da qualidade, traz benefícios, como:

  • Aumenta a possibilidade de participação em projetos do governo, por exemplo o Minha Casa, Minha Vida, e licitações municipais, estaduais e federais
  • Previne o desperdício de materiais
  • Diminui a necessidade de retrabalhos
  • Evita atrasos no cronograma da obra
  • Aumenta a possibilidade de negócios com outras empresas que exigem a documentação
  • Evita problemas com a justiça, como ações ambientais ou trabalhistas
  • Profissionaliza a mão-de-obra
  • Melhora o reconhecimento da empresa em relação aos clientes
  • Aumenta a transparência no relacionamento com fornecedores
  • Melhora os processos internos e a qualidade do produto

Apesar do PBQP-H ser uma certificação nacional aplicada às empresas de construção civil, enquanto a certificação ISO 9001 é internacional e aplicável a companhias de todos os setores, é possível integrar os sistemas de gestão da qualidade, já que boa parte dos requisitos da norma ISO 9001 também fazem parte do PBQP-H.

Como funciona o processo de adesão ao PBQP-H?

A certificação PBQP-H possui dois níveis de adesão: A e B, sendo que o nível A contempla todos os itens da norma e controla 100% dos materiais, enquanto o B, tem menos itens obrigatórios e controla 90% dos materiais. Após a adesão, se houver interesse, a empresa tem o prazo de um ano para evoluir para outro nível.

Em resumo, o primeiro passo da certificação, é entender se a sua instituição preenche os pré-requisitos necessários para inclusão no programa:

Ou seja, se a sua empresa se enquadra nos requisitos citados acima, pode partir para o próximo passo: o processo de certificação.

Etapas do processo de certificação do PBQP-H

  1. Definição do escopo de certificação
  2. Envio da declaração de interesse de certificação para o Ministério de Cidades
  3. Implementação das normas do SiAC
  4. Auditoria de certificação

Se acaso houver aprovação, seguimos para a terceira etapa:

5. Emissão do Certificado (Nível A ou B) – ambos válidos por três anos

Durante o período de vigência do PBQP-H são feitas auditorias de manutenção para verificar se o sistema de gestão continua seguindo os requisitos da norma. Logo após os três anos de validade do certificado, é necessário passar pelo processo de recertificação para confirmar a continuidade da conformidade e eficácia do sistema de gestão.

A duração do processo de certificação varia em média de 3 a 6 meses, dependendo do tamanho da obra que será utilizada no projeto, do número de colaboradores alocados e da quantidade de horas que serão dedicadas à certificação. Assim como o valor, que pode variar de R$ 15.000,00 a R$ 35.000,00, e também depende do porte da obra e da quantidade de funcionários, além da localização do canteiro.  

Como a blwinner pode te ajudar?

Assim como as certificações do sistema de gestão da qualidade, o PBQP-H também é um processo minucioso que merece atenção. Já que compreende várias etapas que dependem de órgãos públicos e documentações. Dessa forma, necessita-se contar com uma consultoria especializada para acelerar o processo e evitar erros e retrabalhos ao longo da certificação.

Em resumo, a blwinner, além dos 15 anos de experiência e mais de 120 empresas certificadas, conta com a plataforma de consultoria online que pode ser customizada com as normas e as características de gestão de cada cliente. Por isso, nossa plataforma é flexível, atendendo desde empresas que pretendem se certificar em normas internacionais, como a ISO 9001, até certificações nacionais, como a PBQP-H. Então, tem curiosidade em saber como a consultoria online funciona? Faça um teste totalmente gratuito!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *