SASSMAQ: para que serve, quais os benefícios e como implementar?


A certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) é um conjunto de práticas com a finalidade de aumentar a segurança dos processos de distribuição e transporte, além de reduzir acidentes, sempre em conformidade com as exigências da legislação. Esse conjunto de procedimentos visa oferecer às empresas melhorias constantes, que vão refletir não só na parte financeira, mas principalmente na satisfação dos seus colaboradores.

Embora a implementação dos requisitos do SASSMAQ não seja algo obrigatório, ele é muito importante. Uma vez que possibilita a valorização da imagem da empresa, a qual passa a ser mais bem avaliada pelos seus fornecedores e clientes.

Quer entender mais sobre a certificação SASSMAQ e como ele pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro deste assunto.

Para que serve a certificação SASSMAQ?

O certificado SASSMAQ baseia-se no programa Intervention in Chemical Transport Emergencies (ICE), com o intuito de melhorar o desempenho e a segurança em armazenagem, transporte e manuseio de produtos químicos. Dessa forma, podemos afirmar que esse conjunto de práticas, tem como objetivo reduzir os riscos das operações de distribuição e transporte.

Portanto, o SASSMAQ ajudará a empresa a:

  • Reduzir o número de acidentes, penalizações e infrações;
  • Comprovar sua capacidade de realizar o transporte de produtos químicos com segurança;
  • Qualificar-se como fornecedora de serviços de qualidade para a indústria química em geral.

Em outras palavras, a falta da certificação, e consequentemente, de profissionalização prejudica as empresas de transportes no Brasil. Como resultado, essa questão pode custar caro para a gestão e fazer com que a transportadora perca credibilidade e espaço no mercado, ficando para trás da concorrência.

A quem a certificação SASSMAQ se destina?

Para que a sua empresa possa ter acesso ao SASSMAQ, é necessário que ela implemente diversas práticas que envolvem cuidados com segurança, saúde, qualidade e meio ambiente. Quem avalia e a aprova essas questões é a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Além disso, também deve-se obter uma série de licenças, avaliadas pelos poderes legislativos Municipal, Estadual e Federal.

Veja quais são os requisitos básicos do sistema:

  • A empresa transportadora precisa enviar cópias de todas as licenças necessárias à sua atividade;
  • É obrigatório realizar uma auditoria para conferir se todos os itens estão de acordo com uma classificação de questões do SASSMAQ;
  • É necessário atingir uma pontuação mínima na primeira certificação e nas demais avaliações. Realiza-se uma pontuação levando em consideração o número de atendimentos realizados pela transportadora.

Quais são os seus principais benefícios?

Além de melhorar a imagem da sua empresa perante seus clientes e fornecedores, o SASSMAQ oferece muitos outros benefícios para a sua instituição. A seguir, listamos os principais para que você entenda o que a sua empresa está perdendo ao deixar de implementá-lo. Acompanhe!

Segurança

A certificação SASSMAQ permite ter um maior controle do material transportado. Logo, otimiza-se a segurança do transporte e de todos os envolvidos. Isso porque impõe-se as medidas de segurança de acordo com o nível de periculosidade do produto. Sendo assim, quanto mais riscos ele oferecer, maiores serão as exigências.

Por exemplo, se a sua empresa transporta um produto inflamável. Nesse caso, as medidas de segurança devem envolver equipamentos contra incêndio, controle estático, identificação referente ao que está sendo transportado, etc. Se todas essas medidas forem tomadas, caso algum acidente aconteça, de fato, a empresa pode provar que não teve responsabilidade sobre o ocorrido.

Redução de custos

Com as medidas de segurança oferecidas pelo SASSMAQ, a empresa estará dentro de todas as exigências da legislação. Assim, não terá problemas com multas decorrentes de eventuais infrações que tenha cometido. Ao estar de acordo com a lei, tanto a empresa quanto o próprio motorista podem ficar tranquilos em casos de eventuais fiscalizações que podem ocorrer.

Além disso, esse conjunto de medidas também contribui para a redução de acidentes, os quais geram custos para a empresa. Desse modo, existe a possibilidade de investir mais na infraestrutura do negócio para ter maior competitividade no mercado.

Diminuição do absenteísmo

Por falar em acidentes, não podemos deixar de mencionar o quanto isso pode afetar na qualidade de vida dos seus colaboradores. Sem contar nos problemas de absenteísmo que também prejudicam a empresa, uma vez que ela se vê obrigada a contratar mais mão de obra e ainda arcar com eventuais obrigações trabalhistas do colaborador afastado.

Como implementar a certificação SASSMAQ?

Apesar de todas as exigências, estar apto a ter o SASSMAQ implementado em sua empresa não é assim tão complicado. Para isso, é importante contar com o auxílio da sua equipe a fim de adequar a sua transportadora às exigências do processo. A implementação da certificação SASSMAQ acontece de acordo com as seguintes etapas:

  1. Definições gerais: define-se a estrutura da informação da sua empresa e como todos os colaboradores terão acesso aos dados do sistema;
  2. Gestão de pessoas: é ensinado como gerenciar, da melhor forma, as relações de trabalho entre seus colaboradores e parceiros de negócio;
  3. Gerenciamento de competências: após as definições de todas as relações funcionais, avalia-se as competências de cada colaborador, para a elaboração de planos de treinamentos individuais;
  4. Gestão de riscos: os riscos ambientais, ocupacionais e operacionais são identificados e analisados, com a finalidade de entender até onde eles podem impactar as operações;
  5. Controle operacional ambiental: identificados os riscos ambientais, desenha-se um plano de ação com o intuito de reduzir os impactos e saber como agir em casos de emergência;
  6. Infraestrutura da operação: o gerenciamento dos equipamentos é otimizado, para que sejam definidos quais serão as manutenções rotineiras e como serão realizados os programas de inspeção;
  7. Operação: é feito o gerenciamento das atividades operacionais e administrativas diárias a fim de garantir a segurança na operação de transporte;
  8. Segurança ocupacional: realizam-se todos os controles que possibilitam uma maior segurança para todos os colaboradores que atuam, tanto de maneira direta quanto indireta, nas atividades descritas.

Percebeu como obter a certificação SASSMAQ pode se tornar um diferencial para a sua empresa? Também vale ressaltar a necessidade de contratar uma consultoria para dar início ao processo de implementação do sistema no seu negócio, a fim de seguir adequadamente todas as exigências da legislação.

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