Sistema de gestão ambiental: o caminho para o ecologicamente correto


A sustentabilidade é um termo cada vez mais importante na sociedade, inclusive no ramo empresarial, por isso, a busca pela implementação de um Sistema de Gestão Ambiental vem aumentando. Afinal, o consumidor está cada vez mais consciente de seu papel para a proteção do meio ambiente.

Diante disso, eles passam a buscar negócios que adotem, em toda a sua produção, modos de proteção ao meio ambiente, bem como: reuso e reciclagem de elementos, embalagens que impactem menos o ecossistema, logísticas de menor impacto, entre diversas outras questões.

Por isso, um Sistema de Gestão Ambiental pode ser fundamental para que a sua empresa adote tais princípios e consiga não só encontrar o caminho para uma política ecologicamente correta, como também impactar positivamente seus clientes. Em seguida, vamos mostrar os principais pontos para você que procura implementar um Sistema de Gestão Ambiental. Boa leitura!

A importância da sustentabilidade

Como dissemos no início do texto, o assunto “ser sustentável” vem se espalhando de forma acelerada. De acordo com a pesquisa “The Era of Sustainability” da Go Green, na América Latina:

  • 57% dos clientes demonstram preocupação com poluição da água;
  • 62% se preocupam com a escassez da água;
  • 85% gostariam de mudar suas ações para reduzir os impactos no meio ambiente.

Ou seja, a grande maioria preocupada em mudar hábitos para diminuir impactos no meio ambiente, certamente, também pretende consumir de empresas que se preocupam com a sustentabilidade. Portanto, se a sua companhia for uma delas, as chances de estar no radar desses consumidores, é maior.

Isso vale não só para empresas B2C (Business-to-consumer), como também para instituições B2B (Business-to-business). Já que muitos negócios estão preocupados em comprar insumos apenas de fornecedores que garantem práticas sustentáveis, ou porque isso dialoga com os princípios do negócio, ou ainda porque interfere na relação com os clientes deles.

Por isso, se a sua organização visa se posicionar e conquistar uma maior parcela de público no mercado, deve-se adotar medidas sustentáveis para o seu negócio, com efeito de potencializar os resultados.

A influência do alinhamento entre discurso e prática

Um dos grandes erros das organizações é investir em um discurso de sustentabilidade, mas não trazer isso para a prática. Por exemplo, incentivar a adoção de uma política de retorno de embalagens para o negócio, por meio de logística reversa, no entanto, não tratar os resíduos industriais e liberar poluentes no meio ambiente. Assim como, empresas que desperdiçam ou não se preocupam com o tratamento da água, também demonstram que discurso e prática não estão alinhados.

A questão é que, com a visibilidade das redes sociais, um ambiente que muitas empresas usam para se comunicar, fica fácil notar um desalinhamento entre teoria e prática nas atividades internas. Em outras palavras, a impressão é que a instituição está agindo de forma hipócrita, o que gera um efeito contrário, afastando os potenciais clientes.

Por isso, não adianta o marketing investir em ações de divulgação, sendo que os demais setores não estão alinhados em praticar tais atos. Uma forma para organizar e assegurar que tais práticas estão funcionando internamente é aplicar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

A aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser a porta de entrada para uma empresa mais sustentável, que consiga alinhar discurso e prática, além de garantir a atenção dos consumidores mais antenados com as políticas ambientais e alcançar melhores resultados. O SGA baseia-se em 5 princípios básicos fundamentais que auxiliam em a sua implementação. Em seguida, veja os principais pontos para uma gestão eficiente.

Estabeleça uma política ambiental

Necessita-se da elaboração de uma política ambiental para a adoção do SGA. É por meio dela que se estabelece o que deve-se fazer e quais os princípios adotar pelos próximos meses e anos. Isso é fundamental para garantir o comprometimento, de fato, com o SGA.

Planeje a adoção do Sistema de Gestão Ambiental

Com a política ambiental estabelecida, é hora de planejar a adoção na prática. Para isso, é fundamental realizar uma análise de impactos ambientais das atividades realizadas atualmente, para identificar quais pontos merecem atenção e que devem ser modificados.

Este plano de ação deve incluir prazos, bem como as formas de monitoramento que serão realizadas, deixando claro todos os passos e os responsáveis para os envolvidos.

Implemente

É hora de colocar em prática o que se estabeleceu no planejamento anterior. Portanto, é fundamental que os gestores estejam atentos para implementar as ferramentas necessárias e executar as ações de forma eficiente, minimizando as chances de problemas e falhas.

Monitore

Após a adoção das medidas, é fundamental verificar se as ações estão, de fato, surtindo os efeitos necessários. Caso contrário, deve-se intervir de forma positiva. Por exemplo, se há ações que visam monitorar o desperdício de água, é importante controlar o quanto está sendo poupado após a adoção das medidas implementadas, além de comparar o antes e depois da implementação do SGA.

Caso os resultados ainda estejam aquém do esperado, deve-se identificar onde está a falha e o que é possível fazer para reduzir o problema e alcançar as taxas esperadas.

Proponha e execute melhorias para garantir a continuidade do processo

Esse é o processo de revisão gerencial, ou seja, quando os responsáveis devem buscar formas de implementar ações de melhoria contínua nos processos e aperfeiçoar não só o plano de ação como também as políticas ambientais da empresa.

Afinal, no dia a dia surgem novas soluções e medidas, que podem ser úteis para trazer ações ainda mais eficientes para uma empresa ecologicamente correta.

Analise a necessidade de implementar a ISO 14001

Dentro desse contexto, é fundamental falarmos da importância da ISO 14001. Ela é a certificação responsável por mostrar que a empresa aplica o Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com as normas e diretrizes internacionais.

O SGA especifica os recursos necessários para a implementação do sistema de gestão, permitindo a criação de uma estrutura de proteção ao meio ambiente, que traga respostas rápidas às mudanças de condições ambientais.

Para a adoção e obtenção da certificação, deve-se ter uma empresa especializada para ajudar a sua empresa a realizar todos os processos necessários para isso. Assim como a blwinner, que atua desde 2006 com consultorias e treinamentos para implementação de normas, como a ISO 14001 e outras. Somos especializados em identificar as particularidades e necessidade de cada cliente e aplicar as melhores soluções. Certamente, poderemos auxiliar você a desenvolver um SGA eficiente.

Além disso, também contamos com uma plataforma de consultoria online, que pode ser acessada a qualquer hora e a qualquer lugar, para facilitar e acelerar o processo de implementação. Teste gratuitamente agora mesmo a nossa plataforma on-line e entenda por que já certificamos mais de 400 clientes satisfatoriamente em todo o Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *