Como você trata seus fornecedores? Eles são seus parceiros ou simples vendedores de serviços ou produtos para a sua empresa? O seu departamento de compras entende a importância dos fornecedores para o negócio? O quão seus fornecedores são importantes para todo o seu time?
Estamos levantando essas questões para que você entenda que um bom relacionamento com os fornecedores pode garantir a entrega de produtos e serviços na qualidade contratual – e até mais, afinal, um relacionamento saudável pode transformar muitos cenários – e sua empresa manter tranquilamente os contratos com os clientes.
Quais os resultados de uma boa relação?
As negociações que você realiza com os seus fornecedores têm tido resultados vantajosos para ambos ou sua empresa tem “vencido” toda negociação comercial no tocante ao preço, cumprimento dos prazos de pagamento e descontos? Essa reflexão é importante para que você consiga visualizar quais resultados estão sendo obtidos durante as negociações com seus fornecedores.
Lembre-se, cultivar um relacionamento próximo com os fornecedores tende a torná-los ótimos parceiros estratégicos, os quais contribuirão grandemente para o crescimento do seu negócio.
Uma comunicação eficaz e sincera eleva o nível do impacto que o seu negócio tem com seus fornecedores, afinal, eles também podem se tornar seus clientes e fazer com seus produtos e/ou serviços também supram as necessidades deles.
1. Parceria verdadeira
Em um momento de crise ou de escassez de materiais, por exemplo, o seu relacionamento deve estar no nível que os fornecedores eticamente te darão preferência, eles priorizarão sua empresa pelo relacionamento sério e maduro.
2. Escolhas assertivas
Uma boa relação com fornecedores também se dá no momento de escolher o time de prestadores que vai te ajudar no dia a dia. Efetivar uma gestão de fornecedores não se limita naquela tradicional avaliação e qualificações iniciais, não basta aquele recebimento anual da qualificação, também não basta aquele monitoramento do famoso IQF mensal ou semestral recebido.
Para escolhas assertivas, inclua na gestão dos seus fornecedores:
- o nível de satisfação que eles tem tido nesse relacionamento;
- inclua situações que você possa garantir se seus fornecedores poderão te viabilizar os serviços de maneira segura;
- busque formas de garantir que o negócio dos seus fornecedores terá continuidade e não vai interromper o seu fornecimento;
- inclua situações em que fique claro aos fornecedores que seu negócio pode dar suporte em casos de eventos indesejados, por exemplo – isso fortalece o relacionamento.
Fornecedores são importantes para o seu negócio, por isso vale o exercício de se aproximar cada vez mais deles para que os resultados sejam encontrados de forma mais eficiente. Já dizia o ditado popular: “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe.”
Boa sorte e bom proveito desse pequeno artigo. Ah! E se quiser trocar algumas ideias sobre o assunto com o nosso time, não deixe de nos contatar, por aqui nós também buscamos melhorar – sempre mais – a relação com os nossos parceiros/fornecedores.