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Por se tratar de uma norma que cuida do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e promove a otimização dos processos empresariais, a ISO 9001 como ferramenta de organização se mostra como uma aliada de todos os setores da companhia, desde a financeiro, o RH, o marketing e muitos outros.

Por isso, é fundamental que ela passe por cada área para que consiga, então, contribuir de forma eficaz na gestão, já que essa é a sua principal função.

Mas, antes de utilizar a norma como uma auxiliadora no dia a dia da empresa, é preciso lembrar um pouco mais sobre a certificação e quais são os principais benefícios que ela proporciona para a empresa, além do porquê vale tanto a pena contar com a ISO 9001.

A ISO 9001 e seus benefícios

Ela é, com certeza, uma excelente garantia de qualidade de produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece para o mercado.

Além de ser uma norma internacional da gestão de qualidade, a certificação também é a peça chave para o aumento da competitividade de um negócio e o sucesso dele.

O desenvolvimento cultural da empresa e o maior envolvimento dos funcionários nas atividades corporativas são alguns dos benefícios que a ISO 9001 promove, além disso, a otimização das atividades, a identificação de riscos e oportunidades, a diminuição dos custos, a tomada de decisões baseadas em dados e o aumento da rentabilidade, juntamente com a maior satisfação dos clientes e colaboradores também são ações benéficas da certificação.

Ela é a peça chave para uma verdadeira organização.

Decidiu tornar a ISO 9001 como ferramenta de organização?

Então, atenção aos próximos passos

Você já conhece a certificação ISO 9001, sabe como ela pode colaborar nas ações que a empresa precisa colocar em prática e busca, de fato, usá-la como ferramenta de organização no dia a dia?

Então, é hora de anotar – e praticar! – algumas condutas que farão parte da companhia daqui para frente.

A norma fala “o que” é para fazer, o “como” fica por parte da empresa

Um primeiro paradigma que se quebra em relação a ISO 9001 é que ela já não é mais uma certificação burocrática.

Hoje, na versão 2015, é possível perceber diferentes mudanças que já aconteceram na certificação, como o fato dela não ditar “regras” em relação aos passos que a empresa deve seguir, por exemplo.

As empresas encontram liberdade dentro da norma para realizarem a organização interna a partir dos princípios, dos valores, da quantidade de funcionários, do tipo de serviço desenvolvido, entre outros.

Isso é o que chamamos de simplificação das atividades a partir da ISO 9001.

A norma coloca em prática o ditado: a união faz a força

A ISO 9001 apresenta de uma maneira clara como a integração entre as equipes precisa e pode ser organizada.

É bem comum encontrarmos departamentos ainda distantes, com desentendimentos e muitos outros problemas entre si, o que dificulta as melhorias empresariais.

A ISO 9001 como ferramenta de organização é objetiva e mostra para a companhia como falar com cada departamento para que as integrações se tornem, de fato, reais.

Os mapeamentos, as atividades, as entradas, as saídas, tudo isso está na norma para fazer parte do dia a dia organizacional.

Mudança, potencialização ou adequação cultural pela norma

A ISO 9001 é uma grande contribuinte na mudança cultural dentro das empresas.

De forma explícita, a norma não diz que é necessário que os valores sejam definidos.

No entanto, quando uma empresa tem um sistema de gestão da qualidade, é fundamental que ela tenha os seus conceitos organizados e definidos.

Além disso, a clareza em relação ao caminho que se deseja seguir, os degraus que se pretende alcançar em determinados períodos etc. fazem parte da ISO 9001 como ferramenta de organização.

O fundamento está nos dados

A norma tende a empurrar as empresas a tomarem decisões baseadas nos dados, bem mais do que no feeling, por exemplo.

E que dados são esses?

Isso depende do tipo de negócio e decisão a se tomar.

Volta-se ao passo 1, “a norma cuida ‘do que’ e a empresa cuida do ‘como’”.

A norma e o contexto organizacional

É bem comum encontrarmos colaboradores que trabalham em uma empresa e não sabem o produto que vendem ou o tipo de serviço que prestam, por isso, é fundamental que as empresas disseminem conhecimento para a equipe toda, sempre de forma muito clara e objetiva.

Aqui, a norma contribui – e muito! – no entendimento dos colaboradores em relação ao trabalho de modo geral, o que gera as tão esperadas melhorias no negócio.

Quando todos os setores conseguem entender o macro da empresa, a contribuição interna se torna satisfatória e, consequentemente, a externa também.

O entendimento e a contribuição para o negócio são pontos extremamente importantes para o sucesso.

A norma valoriza o colaborador

Hoje, o Brasil ocupa o 10º lugar em relação às empresas certificadas na ISO 9001, com quase 18 mil empresas que contam com a norma, de acordo com a pesquisa da ISO, a qual analisa dados de todos os países.

Além disso, segundo dados do Sebrae, existem cerca de 20 milhões de CNPJs no Brasil.

Ou seja, o número de companhias que tem um sistema de gestão da qualidade ainda é reduzido.

Pensando nisso, quando um colaborador tem a chance de trabalhar em um ambiente com a ISO 9001 como ferramenta de organização, ele é mais valorizado, cresce, se desenvolve e melhora os resultados.

Por isso, a valorização do time interno é um ponto tão importante e que vale a discussão. É preciso destacar os funcionários verdadeiramente.

A satisfação do cliente

A norma fez questão de ter um requisito específico em relação aos clientes.

A ISO 9001 tem como papel ajudar a empresa a conhecer, de forma verdadeira, os seus clientes.

Isso por ser a partir de análises ou a partir do time comercial, por exemplo.

Assim, o cliente tem o atendimento necessário e a empresa consiga a tão esperada – e sonhada – fidelização.

Pode acreditar, a ISO 9001 como ferramenta de organização ajuda no melhor entendimento do cliente.

Contar com a certificação que cuida do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é, com certeza, uma boa ideia para qualquer negócio.

Ela vai além de um simples certificado, a ISO 9001 oferece o passo a passo em direção da organização que o negócio precisa e procurava.

Podemos chamá-la, então, de ISO 9001 utilidades?

Se você se interessou pela norma e quer entender ainda mais sobre ela ou quer torná-la uma realidade no seu negócio, conte com a blwinner para te ajudar nessa missão.

Com uma consultoria, você pode começar a usufruir dos benefícios da norma o quanto antes.

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lucas

Empreendedor otimista, esportista aficionado e sortudo por todos os dias trabalhar fazendo o que ama. Mais de 14 anos de carreira dentro da blwinner Certification Consulting, atuando como consultor e auditor de empresas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 45001 e SASSMAQ. Se você precisa de ajuda para conquistar ou manter alguma certificação, EU POSSO TE AJUDAR!