Skip to main content

Existem muitas questões que rondam a ISO 9001, questões essas relativamente simples, mas que costumam gerar confusão em muitas pessoas.

Pensando nisso, trouxemos um TOP 4 mitos e verdades sobre a certificação, as quais vão te ajudar a entender mais sobre a norma e como ela pode ser uma excelente ferramenta dentro de uma empresa, além dos diversos benefícios que carrega.

É muito burocrático implementar a ISO 9001 em uma empresa

Começamos com o primeiro mito!

É claro que existe um passo a passo para que o processo de implementação da ISO 9001 seja feito dentro de uma empresa, no entanto, não existe a necessidade de especificar cada um dos detalhes.

Não é necessário um manual exaustivo e cheio de informações que não são usadas na prática.

Atualmente, temos alguns pontos principais para levarmos em consideração na implementação da ISO 9001:

  • Mapeamento dos processos
  • Levantamento dos riscos e oportunidades do negócio
  • Criação de indicadores de desempenho
  • Relação de cliente interno e fornecedor entre os departamentos
  • Tomada de decisões baseada em dados
  • Alinhamento dos requisitos da norma com objetivo de levar a empresa aos atingimento dos seus objetivos

Outros pontos acabam dependendo da organização da empresa, o que envolve tamanho, quantidade de colaboradores, entre outras questões.

Eles costumam ser criados logo após uma análise técnica da companhia e suas principais necessidades.

É possível contratar uma empresa externa para a realização das auditorias internas da ISO 9001?

Essa é a primeira verdade!

Inclusive, muitas empresas costumam fazer esse tipo de contratação, já que existem consultorias, como a da blwinner, por exemplo, que são especializadas no assunto e conseguem trabalhar diretamente na adequação das práticas empresariais às exigências regidas pelas normas internacionais, como é o caso da ISO 9001 e muitas outras.

Apenas empresas grandes contam com a certificação da ISO 9001
Aqui temos um segundo mito!

A ISO 9001 pode fazer parte de qualquer empresa, independente do tamanho que ela tenha.

Pequenas companhias aproveitam dos benefícios da certificação para que consigam crescer com qualidade e padronização organizacional.

Já as grandes empresas se mostram ainda maiores e melhores quando contam com os benefícios da certificação.

No Brasil, por exemplo, existem empresas compostas por apenas duas pessoas, mas que contam com a ISO 9001.

Por isso, é importante destacar que a certificação é fundamental e promove diferentes benefícios para grandes e pequenos negócios.

É difícil conseguir a certificação

Segunda verdade! Afinal, para conseguir uma certificação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é preciso, em primeiro lugar, começar algumas mudanças na cultura da empresa.

No entanto, uma vez que a ISO 9001 se torna uma realidade dentro da companhia, os resultados voltados à qualidade de diferentes áreas e atuações começam a aparecer.

Ou seja, contar com a certificação, por mais difícil que seja conquistá-la, é um diferencial e tanto para qualquer empresa, já que isso mostra como o negócio é positivo perante o mercado, além de ser lucrativo.

As empresas só buscam a certificação para agradar os clientes

Vamos ao terceiro mito!

Que os clientes estão cada vez mais exigentes e de olho nas atuações das empresas presentes no mercado, é verdade.

No entanto, a busca pela certificação vai além de somente agradar os clientes, mesmo esse sendo um dos pontos da ISO 9001 como ferramenta de organização.

Quando uma empresa busca pela certificação, primeiramente, ela está buscando um comprometimento com a qualidade dos produtos e/ou serviços que oferece.

Além disso, ela também busca uma interação maior e mais organizada entre as equipes internas.

Outro ponto que faz uma companhia buscar pela norma é a oportunidade de se mostrar alinhada com as melhores práticas organizacionais para um negócio.

Quando isso acontece, a satisfação do cliente vem à tona.

É preciso preparar uma equipe para “cuidar” da ISO 9001

Aqui temos um mito!

Após a ISO 9001, em 2021, completar 34 anos de existência e estar em sua 5° revisão, esse é um ponto que houve grande avanço.

Em revisões anteriores, tínhamos a figura do Representante da Direção (RD), o qual ficava responsável por tocar o processo de modo geral.

O reflexo dessa prática era o baixo envolvimento de toda a organização.

Na revisão vigente, a norma nos conduz a uma abordagem na qual todos devem participar identificando melhorias, eventuais riscos e oportunidades nos processos.

Dessa maneira, a descentralização da responsabilidade favorece o sistema de gestão, fazendo com que todos colaboradores sintam suas responsabilidades.

O auditor interno pode auditar o próprio processo

Esse é o quarto mito!

Essa é a dúvida campeã a respeito das auditorias internas da ISO 9001.

Mas, por que o auditor não pode realizar a auditoria do seu próprio processo?

Existem dois principais motivos.

Em primeiro lugar, é preciso que a imparcialidade seja mantida para que a certificação seja, de fato, implementada.

Quando alguém faz a auditoria do próprio processo, é possível que aconteçam interferências.

O segundo ponto são os processos do dia a dia.

Quando um processo é feito diariamente, é comum que os detalhes importantes fiquem de lado, além das falhas passarem despercebidas.

Não se trata de má fé, mas de um modus operandi corriqueiro.

A ISO 9001 pode estar presente em indústrias e empresas de serviço

Quarta verdade sobre a certificação!

Quase 18 mil empresas no Brasil já contam com os benefícios da ISO 9001 implementados, independente dos tipos de produtos e/ou serviços oferecidos.

A principal função da norma é melhorar os processos internos das empresas, os quais estão presentes em todos os tipos de companhias.

É bem comum que algumas dúvidas surjam quando a ISO 9001 ainda é uma novidade e não faz parte do dia a dia de uma empresa, por exemplo.

Por isso, prestar atenção nas orientações sobre a certificação é essencial.

Esperamos que esse TOP 4 mitos e verdades sobre a ISO 9001 tenham te ajudado.

No entanto, caso ainda tenha alguma questão que envolve a certificação, não deixe de entrar em contato com a blwinner para entender melhor sobre a norma que vai transformar a sua empresa e ajudar – e muito! – na organização dela.

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram
Facebook
LinkedIn
YouTube

lucas

Empreendedor otimista, esportista aficionado e sortudo por todos os dias trabalhar fazendo o que ama. Mais de 14 anos de carreira dentro da blwinner Certification Consulting, atuando como consultor e auditor de empresas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 45001 e SASSMAQ. Se você precisa de ajuda para conquistar ou manter alguma certificação, EU POSSO TE AJUDAR!