Skip to main content

Os tempos mudam e as normas também, como é o caso das mudanças na ISO 27001. Desenvolvida a partir da Norma Britânica BS 7799-2 e, até então atualizada em 2013, a norma é responsável por estabelecer requisitos de controle e gerenciamento das informações. E a nova versão teve seu lançamento dado em outubro de 2022 pela Organização Internacional de Normalização

A ISO 27001: 2022 é uma modernização da ISO 27001:2013 e conta com atualizações que envolvem, em especial, os controles do Anexo, os quais, a partir das novidades instauradas foram reagrupados, renomeados e adicionados. 

Entenda sobre a norma que auxilia na segurança da informação

Antes de falar a respeito das mudanças que ocorreram, vale a pena relembrar quais são as principais características da ISO 27001. Um dos principais pontos de destaque é a identificação dos possíveis problemas que podem acontecer com as informações da empresa, por exemplo. Outros pontos de destaque em relação à norma são:

  • cultura de risco instalada em toda empresa;
  • maiores chances em relação a concorrência;
  • organização sempre em dia;
  • melhor análise e controle de recursos tecnológicos;
  • redução de custos.

Ela tem como função proteger a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, privada ou pública, pequena ou grande. Por isso, também se tornou a mais popular norma de segurança da informação em todo o mundo e diversas instituições conseguiram conquistar a certificação tendo a ISO 27001 como referência.

Atenção para as mudanças na ISO 27001

Quando comparada com a versão 2013, a ISO 27001:2022 ainda consta o mesmo número de requisitos da anterior, no entanto, com algumas mudanças no texto, as quais tendem a promover a convergência com as demais normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).

As alterações que mais chamam atenção estão relacionadas com o planejamento e a definição dos critérios de processos, assim como os padrões de monitoramento estabelecidos. De modo geral, as mudanças na ISO 27001 dão uma grande ênfase à importância de se ter uma abordagem sistemática e também consistente, o que promove para a empresa maior segurança da informação e proteção da privacidade.

Também é importante reforçar que as empresas já certificadas precisam, de forma obrigatória, fazer a transição para a nova versão da ISO 27001 até o final de 2025 – e para isso, a blwinner pode te ajudar no processo.

Mas vamos às principais mudanças.

Requisito 4.2 – necessidades versus expectativas das partes que tem interesse

A norma conta com o acréscimo de uma alínea “c)” para que a empresa quando for determinar os requisitos de interesse, também determine os principais requisitos a serem abordados no Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Requisito 6.1 .3 – Respaldo em relação aos riscos de Segurança da Informação

A primeira parte da Nota 2 sofreu alteração e passou para “O Anexo A contém uma lista de possíveis controles de segurança da informação”. O principal motivo da alteração é deixar claro que é de responsabilidade da empresa avaliar e entender se vale a aplicação de acordo com seu escopo e também os riscos avaliados. 

Também é importante ressaltar que foi excluída a primeira sentença da Nota 3: “Os objetivos de controle são incluídos nos controles que a empresa escolhe”. Além disso, na segunda parte da mesma nota também exclui-se a expressão “objetivos de controle”. 

Requisito 6.3 – Organização das mudanças

Foi desenvolvido mais um requisito para adicionar à norma. Ele tem a função de manter o alinhamento com as demais normas ISO de gestão que também contam com o mesmo requisito. 

Requisito 9.3 – Avaliação crítica pela direção 

Aqui foram desenvolvidas e organizadas três subcláusulas, a fim de deixar claro o processo de avaliação crítica e também os resultados que são esperados.

  • 3.1: Generalidade – é incluída alínea “c)”, a fim de considerar mudanças nas necessidades e também expectativas das partes que demonstram interesse como uma entrada para uma avaliação crítica;
  • 3.2: Entradas para a avaliação crítica;
  • 3.3: Saídas de avaliação crítica.

Anexo A

A estrutura do Anexo A da norma ISO 27001 foi modificado em sua estrutura. Ele continha 14 grupos, mas agora passa a atuar com somente 4. Outra mudança significativa foi a passagem de 114 controles para apenas 93. Porém, não houve eliminação de controles, os quais apenas passaram por renomeação e novas estruturações. Encontram-se da seguinte forma:

  • Controles organizacionais: 37 controles – grupo A.5;
  • Controles de pessoas: 8 controles – grupo A.6;
  • Controles físicos: 14 controles – grupo A.7;
  • Controles tecnológicos: 34 controles – grupo A.8.

Os novos controles são:

Organizacional 

  • 5.7 – inteligência contra ameaças;
  • 5.23 – Segurança da informação para uso de serviços em nuvem;
  • 5.30 – Prontidão de ICT para continuidade de negócios.

Físico

  • 7.4 – Monitoramento de segurança física;

Tecnológicos

  • 8.9 – Gestão de configuração;
  • 8.10 – Exclusão de informações;
  • 8.11 – Mascaramento de dados;
  • 8.12 – Prevenção contra vazamento de dados;
  • 8.16 – Monitoramento de atividades;
  • 8.23 – Filtragem web;
  • 8.28 – Codificação segura.

FONTE: ABNT NBR ISO/IEC 27001:2022

E para realizar a transição, caso a sua empresa já conte com a ISO 27001, o passo a passo consiste na aquisição da norma ISO/IEC 27001:2022, implementação de mudanças, auditoria interna para a transição ou recertificação. 

Entre em contato com o time blwinner para um processo ainda mais certeiro, detalhado e personalizado para o seu negócio. 

lucas

Empreendedor otimista, esportista aficionado e sortudo por todos os dias trabalhar fazendo o que ama. Mais de 14 anos de carreira dentro da blwinner Certification Consulting, atuando como consultor e auditor de empresas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 45001 e SASSMAQ. Se você precisa de ajuda para conquistar ou manter alguma certificação, EU POSSO TE AJUDAR!