O Sistema de Gestão de Segurança da Informação tem sido a pauta em destaque dos últimos webinars que a blwinner desenvolveu, isso porque as vantagens da ISO 27001 para as empresas têm se mostrado ainda mais necessárias para o sucesso do negócio e, claro, a segurança da informação.
Mas como as empresas podem crescer e ter as vantagens da ISO 27001?
A norma oferece um tipo de roteiro a ser seguido, o qual, quando bem interpretado e executado, tende a encaminhar o projeto de certificação para aprovação.
Confira o passo a passo da norma.
O contexto da organização
Essa é a primeira etapa para explicar um pouco mais a respeito da norma.
Quando falamos de contexto de uma empresa, falamos das principais características que ela possui.
A ISO 27001 pode ser aplicada em qualquer negócio, mesmo sendo mais comum ela fazer parte de empresas de tecnologia, geralmente, as que mais buscam a certificação, seguido de negócios do segmento advocatício e contábil.
No entanto, as informações precisam ser geridas com segurança, independente do segmento.
Por isso, o contexto é o primeiro passo a ser analisado.
Na prática, a contextualização acontece, inicialmente, com um diagnóstico da empresa.
Aqui na blwinner, por exemplo, o consultor especialista realiza tal ação e, então, monta as primeiras etapas do projeto.
Após isso, utilizamos metodologias adequadas para identificarmos os pontos fortes, fracos, ameaçar e oportunidades do negócio.
A partir de então, damos início ao desenvolvimento do projeto para que, a longo prazo, ele seja ainda mais eficiente.
E por falar em diagnóstico, outro exemplo “de casa”, é a personalização que a blwinner desenvolve para cada cliente e projeto.
Por se tratar de uma empresa 100% digital, muitos clientes se questionam como é possível desenvolver ações individualizadas sem a presença física na empresa, e a resposta é simples: tudo a partir do diagnóstico profundo e da contextualização.
As partes interessadas nas vantagens da ISO 27001
Como as empresas podem identificar as partes interessadas na norma e quais são os interesses de tais partes?
Essas são algumas perguntas clássicas.
Quando falamos sobre ISO 27001 e as vantagens que essa norma oferece, é fundamental reconhecer tais partes para que os impactos sejam analisados e o processo tome forma.
A partir de então, é possível prosseguir com o projeto para que o rumo em direção a tão esperada certificação seja tomado.
Escopo: como definir?
Logo em seguida a identificação, é fundamental que o escopo seja desenhado.
No entanto, é preciso lembrar que ele não serve para fazer uma propaganda da empresa e também não deve conter apenas as informações fixas do CNPJ, por exemplo.
O escopo é a declaração da empresa em relação ao que ela tem capacidade de fazer, mercadologicamente falando.
Mas, lembre-se, é preciso anunciar o que a empresa faz, juntamente com a segurança da informação, que é o principal aspecto da ISO 27001.
Após o ciclo de auditoria interna e externa, o certificado contará com o escopo da organização.
Mapas de processos da ISO 27001
Por que a norma ISO 27001 pede para que os processos sejam mapeados?
Em primeiro lugar, os processos estão relacionados às áreas existentes em um negócio, por isso, é preciso identificar tais processos para que, em seguida, eles sejam mapeados.
Dois pontos bem interessantes de serem destacados são as entradas e saídas, as principais atividades executadas pelo processo em questão.
“Um processo sem atividades não existe”, destaca Henrique Teixeira, consultor especialista da blwinner.
Os indicadores, riscos e oportunidades do processo também são essenciais de serem analisados e mapeados, para que a segurança das informações trafeguem de forma segura dentro dos principais meios da empresa.
“É de extrema importância contarmos com uma gestão efetiva de informações e com mapeamentos bem feitos.
Garantimos os três pilares fundamentais desse processo, a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade (CID) das informações”, destaca o CEO da blwinner, Lucas Basques.
A própria norma segue com uma série de políticas que trazem tal direcionamento de condução, seja no home office, no escritório, para quem trabalha na rua e etc.
Contar com as vantagens da ISO 27001, é contar com ainda mais segurança em relação às diferentes informações que uma empresa possui.
Por isso, entender o passo a passo que a norma costuma seguir faz toda diferença no momento de entender ainda melhor sobre ela.
Precisa tirar outras dúvidas sobre a norma de segurança da informação?
Entre em contato com a gente, os nossos consultores especializados vão te ajudar nessa missão!