Já parou para pensar no futuro do trabalho? Afinal, tantas tecnologias como 5G, inteligência artificial, big data já fazem parte do dia a dia corporativo e, querendo ou não, transformam as maneiras como trabalhamos.
Estudos apontam que até 800 milhões de pessoas vão perder os seus postos de trabalho até 2030, no entanto, profissões que ainda nem existem farão parte da nossa realidade. Mudanças fazem parte da história da humanidade. A Revolução Industrial, por exemplo, foi uma grande quebra de padrões, hoje vivenciamos revoluções tecnológicas.
Mas existem algumas dicas que podem ajudar na preparação para os trabalhos do futuro:
1- Humanos sempre serão importantes
Por mais que pareça que as tecnologias vão tomar conta de todo e qualquer espaço, os seres humanos são as principais pontes entre máquinas e pessoas, além disso muitas carreiras são entre pessoas.
2- Não se apegue ao passado
Seguir a profissão dos pais, por exemplo, já vem se tornando algo difícil e é bem provável que em alguns anos seja impossível. É preciso pensar em como o mundo vai estar daqui a 20/30 anos e entender como se enquadrar nas profissões que vão existir.
3- Aprender e aprender
Buscar aprendizado é fundamental para construir novas possibilidades. É preciso conhecer, pelo menos um pouco de todas as áreas para ampliar os horizontes e se adaptar ao novo mercado.