As empresas costumam buscar o sistema de gestão quando precisam de algumas soluções e não conseguem encontrar sozinhas.
Muitas dessas empresas, espalhadas por todo o Brasil, se veem perdidas na hora de conseguir o suporte necessário em gestão de qualidade.
Pensando nisso, há cerca de quatro anos, a blwinner começou a desenvolver o método de consultoria online de forma mais cada vez mais elaborada e com a intenção de expandir os horizontes.
Mas hoje, neste artigo, nós queremos explicar um pouco mais sobre o universo dos sistemas de gestão, as implementações e, claro, o trabalho online.
Continue essa leitura com a gente!
Consultoria online para implementação de Sistemas
É bem comum de ver e até encontrar consultorias realizadas de forma presencial.
Elas acontecem com o consultor que se desloca até a empresa por determinados dias.
A intenção é orientar e auxiliar os colaboradores durante o processo de implementação, seja da ISO 9001, ISO 27001, ISO 45001, SASSMAQ, entre outras.
No entanto, com o avanço da tecnologia e a expansão de novos produtos e serviços no universo digital ficou mais fácil, mais rápido e mais dinâmico realizar esse tipo de trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora.
A blwinner, por exemplo, atua em mais de 14 estados brasileiros e tem a intenção de alcançar ainda mais lugares a partir da consultoria online.
E por mais que ainda pareça que não, o método de consultoria online promove maiores flexibilidades do que o método de consultoria presencial, tais como:
- aproximação com os clientes e projetos durante as consultorias através das plataformas digitais;
- atendimento e respostas em tempo recorde – dentro do horário comercial;
- interações e bate-papos em tempo real;
- acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.
O passo a passo do método de consultoria online
Para que o assunto fique ainda mais claro, nada como entender o passo a passo do método de consultoria online e como tudo acontece dentro da world wide web (o WWW).
Quando o cliente é impactado pelo trabalho da blwinner, seja via redes sociais, seja por indicação ou de outra forma, é feito, então, o primeiro contato.
Costuma ser via videoconferência para que todos se conheçam, mesmo que virtualmente.
Diagnóstico/Treinamento
Para que a implementação aconteça, o contato entre o time de consultores e o cliente começa a ficar cada vez mais frequente, a partir do treinamento e do diagnóstico.
Os diagnósticos são as avaliações das características da empresa, a área de atuação, os produtos e/ou serviços, entre outros.
Junto com o consultor – ou consultores, dependendo da situação –, são respondidas algumas perguntas em relação à norma que a empresa busca implementar, além das atividades do dia a dia e etc.
Já os treinamentos são feitos para que os clientes conheçam a plataforma que será trabalhada e saibam como usá-la.
São agendados diversos treinamentos com os principais participantes do projeto.
Dessa forma, é possível reconhecer o campo, entender como funciona o programa e começar as atividades o quanto antes.
“Mão na massa” – início das atividades
Esse é o momento em que o cliente tem acesso ao cronograma.
A partir de então, dentro da estrutura blwinner, ele começa a executar todas as atividades referentes ao processo de implementação.
A estrutura tem como base a andragogia.
Ou seja, busca-se facilitar para o cliente a navegação dele na plataforma, claro, sempre pensando na experiência do usuário.
Execução das atividades
A ideia da metodologia é fazer com que os clientes consigam ter autonomia em todo o processo, independente da área em que atuem.
Mas, para que os trabalhos fluam de maneira eficaz, é importante que a empresa contratante se programe para todos os dias, por pelo menos de 45 minutos a uma hora, entrar na plataforma e realizar as tarefas que estão lá designadas.
Com o método de consultoria online, o consultor blwinner se encontra presente a todo o momento para auxiliar em qualquer dúvida.
E durante a execução das atividades, é importante destacar que tudo o que a empresa já realiza e que tem relação com a norma que está prestes a ser implementada, permanece.
Nessa situação, o consultor oferece novas perspectivas e fica a critério do cliente aderir, mudar etc.
Realização de auditoria interna
Essa etapa costuma acontecer com o projeto na casa dos 70% de conclusão.
Podemos dizer que é um “treino” para a auditoria final.
Nesse momento, a blwinner auxilia o cliente e faz todas as verificações necessárias em relação à certificação.
Depois disso, começa-se o trabalho de correção dos apontamentos feitos durante o “treinamento” da auditoria interna.
Esse é o momento em que um outro profissional da blwinner, o qual não está junto com a empresa contratante no dia a dia da implementação, apresente uma nova visão e consiga apontar dentro do projeto o que está ok, o que precisa ser mudado e etc., tudo isso para que a auditoria final seja um sucesso.
Acompanhamento do organismo certificador
O organismo certificador realiza as auditorias e a blwinner “fecha a porta” após a saída do auditor.
O método de consultoria online tem começo, meio e fim, isso porque, mesmo depois da certificação, todas as orientações e apresentações de relatórios são de extrema importância.
O “churrasco” – a comemoração da certificação
O número de empresas certificadas no Brasil e no mundo ainda é muito pequeno.
Além disso, o processo de certificação é árduo e desenvolvido por vários meses.
Por isso, quando o cliente consegue chegar ao final e alcançar a certificação da norma de gestão escolhida, é momento de comemorar e dividir as alegrias.
Como comentamos no artigo anterior, mitos e verdades da consultoria online, o digital veio para mudar, para deixar os processos ainda mais eficientes, mais acessíveis e mais próximos.
Sim, existe uma proximidade muito grande entre empresa contratada e contratante dentro do método de consultoria online.
E se você se interessou pelo modelo de trabalho blwinner, não deixe de entrar em contato para sanar dúvidas, elogiar, deixar alguma crítica, o nosso canal de comunicação é sempre aberto para o novo!
A sua qualidade é a nossa conquista!