Mitos e verdades da consultoria online


O avanço da tecnologia tem acontecido de forma bem acelerada com novos softwares, novas ferramentas, novas formas de comunicação que estão cada vez mais disponíveis para as pessoas, com isso, muitos questionamentos envolvendo mitos e verdades sobre a consultoria online tem surgido no mercado. Mas, e aí, o que realmente acontece em uma consultoria online? Esse tipo de serviço remoto é, de fato, a nova forma de trabalhar? 

Quando falamos da consultoria em certificações de qualidade, além de implementação e manutenção de sistemas de gestão e também de realização de auditorias e treinamentos, como é o caso dos serviços que a blwinner presta, podemos dizer que a consultoria online e a consultoria presencial funcionam muito bem, no entanto, os trabalhos remotos têm se destacado cada vez mais entre empresas e clientes. No caso da blwinner, por exemplo, esse serviço digital já vem acontecendo há mais de quatro anos e se mostrando como uma opção mais ampla e mais interessante para os dias atuais.

Mas, para explicar com mais clareza sobre a consultoria online, além de destacar os mitos e verdades que a rondam, trouxemos algumas informações super válidas. Continue essa leitura com a gente. 

Consultoria tem que ser olho no olho

Essa é uma frase clássica quando coloca-se em pauta a discussão entre consultoria online e presencial. No entanto, o trabalho remoto não significa que será um trabalho distante, com pouco contato. A aproximação com os clientes e projetos durante as consultorias podem ser muito próximas, mesmo digitalmente. 

“Quando se fala de olho no olho, nós, durante esses longos anos de trajetória presencial, diversas vezes já estivemos presencialmente em uma empresa e não conseguimos fazer a atividade por indisponibilidade do nosso cliente. Estávamos presentes fisicamente, mas não tinha esse olho no olho”, destaca o especialista em SASSMAQ da blwinner, Henrique Teixeira.

Um grande diferencial para que a consultoria online seja realmente próxima e certeira, é contar com ferramentas de contato para uma interação em tempo real, ou mesmo não, mas sempre eficaz. Dessa forma, cliente e empresa podem sempre estar em contato – e em sintonia.  

Os projetos só acontecem quando existe alguém cobrando

Na realidade, essa é uma questão mais particular da empresa que contrata os serviços do que se a consultoria é presencial ou online. Em primeiro lugar, o comprometimento com o sistema de gestão é fundamental. Assim, pode acontecer a implantação. 

A consultoria online consiste na entrega de material, na promoção de apoio e suporte em qualquer tipo de dúvida  durante o processo, mas as implementações acontecem a partir da disponibilidade dos clientes e suas equipes. 

A blwinner, por exemplo, conta com um sistema que mostra quando uma empresa está há alguns dias sem apresentar nenhum tipo de interação na plataforma onde os trabalhos são realizados. Isso leva ao acionamento de um pequeno alerta. Não se trata de uma cobrança, mas sim de entender as dificuldades existentes para encontrar a solução de maneira conjunta. As operações funcionam muito bem dessa forma. 

Consultoria online é algo padrão

Este é um dos grandes mitos que cercam a consultoria online. Cada cliente conta com uma definição individual do que precisa ser feito dentro da sua empresa, isso porque cada negócio é diferente – e único! – e as normas, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, SASSMAQ, entre outras, também são diferentes entre si. 

Os trabalhos desenvolvidos de forma online são individualizados. É assim que se encontra a resposta para o problema apresentado. O resultado, que é a certificação nas normas dos sistemas de gestão é, então, alcançado. 

Respostas mais rápidas no digital

Este subtítulo foi uma afirmação de uma cliente da blwinner durante um webinar, e trata-se de algo real. Devido a facilidade que a internet proporciona de realizar atividades online de qualquer lugar e a qualquer hora, as respostas ficaram mais rápidas sim. 

Os consultores da blwinner, por exemplo, contam com um tempo máximo de quatro horas para os chamados dentro do horário comercial. Porém, o tempo de resposta costuma ficar abaixo de duas horas. Com a consultoria online, perguntas e respostas podem ser feitas diariamente. Já consultorias presenciais, costuma ser necessário esperar alguns dias pela ida do consultor até a empresa. 

O digital veio para mudar

A tecnologia, por promover uma interação um pouco mais “fria”, no sentido de não demonstrar alguns sinais que a consultoria presencial apresenta, por exemplo, fez com que novas habilidades fossem desenvolvidas para que a compreensão continuasse forte, os detalhes constinuassem aparentes e, claro, o trabalho continuasse sendo desenvolvido com qualidade e com respostas: as certificações! 

Como comentado anteriormente, a blwinner já conta com mais de quatro anos de consultorias online. A tendência é continuar com o trabalho remoto, porém, ainda mais fortes e aderindo às diferentes oportunidades que as novas tecnologias têm para oferecer.  Se você quer conhecer um pouco mais do trabalho que a blwinner desenvolve, além de estar cada vez mais por dentro do universo de consultoria online, entre em contato agora mesmo, afinal, as respostas são extremamente rápidas. Você também pode conferir os bate-papos sobre “as vantagens da consultoria online” no canal do YouTube, por lá, além deste tema, você também encontra informações sobre as certificações e muito mais.

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