Se você acompanhou as notícias dos últimos dias, tivemos a recente aprovação da Reforma Tributária, e mesmo as empresas preparadas estão se perguntando como isso vai impactar nas finanças. As alíquotas ainda não foram totalmente definidas, mas estima-se que elas tendem a variar entre 17% e 30% sobre a receita, dependendo do ramo de atividade.
São muitas as incertezas em relação à Reforma Tributária, por isso é fundamental as empresas se prepararem ainda mais para a transição e garantir a saúde financeira do seu negócio. Confira os destaques que preparamos sobre esse assunto para você se atualizar.
Trabalhando com o ponto de equilíbrio
E a boa notícia é que você pode (e deve) fazer isso com a ajuda de um importante indicador financeiro: o Ponto de Equilíbrio. Esse indicador nos mostra a receita mínima necessária para cobrir todos os gastos da empresa, sem que haja prejuízos.
Mas como começar a entender e calcular o Ponto de Equilíbrio para deixar as empresas preparadas? É simples! Para começar, é necessário ter em mente três conceitos-chave:
- Receita: É a soma do valor das vendas ou prestações de serviço;
- Gastos Variáveis: São os custos e despesas que variam de acordo com as vendas, como o custo da mercadoria vendida ou serviço prestado, além dos IMPOSTOS incidentes sobre essa receita;
- Gastos Fixos: São os custos e despesas que não variam conforme as vendas, como aluguel de imóveis, salários dos colaboradores, água, energia elétrica, telefonia, entre outros.
Agora, é hora de calcular! Utilize a seguinte fórmula:
(GASTOS FIXOS / (RECEITA – GASTOS VARIÁVEIS)) x 100
Se o resultado for 100%, significa que as empresas estão vendendo o suficiente para cobrir todos os gastos e não terão prejuízos. Caso o resultado seja menor que 100%, será necessário buscar maneiras de aumentar a receita ou reduzir os gastos para alcançar o equilíbrio financeiro.
O ponto principal é: mudanças estão por vir, sejam mudanças digitais, mudanças financeiras, entre outras. Com as novas alíquotas de impostos sobre a receita, alguns setores poderão ser beneficiados com alíquotas menores, enquanto outros podem enfrentar aumento nos impostos. Isso afetará de forma direta os gastos variáveis e, somente através do Ponto de Equilíbrio, será possível medir de forma precisa se as vendas serão suficientes para cobrir os gastos fixos.
Lembrete: é preciso medir os resultados
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar” – William Thomson.
Utilize esse indicador como uma poderosa ferramenta para medir os resultados e, principalmente, para planejar as receitas de forma assertiva. A preparação é o caminho para garantir a sustentabilidade de empresas preparadas diante de tais mudanças.
Atenção às novidades e conte sempre com a blwinner para auxiliar nessa jornada de adaptação! Estamos aqui para apoiar o sucesso das empresas, em especial, da sua!