Se você já conhece um pouco do universo das certificações, certamente já ouviu falar do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade, o SASSMAQ.
A norma, que foi criada pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas), visa avaliar o real funcionamento das empresas que prestam serviços de transporte de produtos químicos perigosos ou não.
No entanto, por se tratar de uma certificação não obrigatória e que também conta com algumas divisões, é comum que existam dúvidas em relação o SASSMAQ.
Pensando nisso, a blwinner listou algumas das principais questões que envolvem o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade para que todos os benefícios da norma sejam compreendidos.
Dúvidas Frequentes
Acompanhe, a seguir, algumas das principais dúvidas que rondam o universo da certificação SASSMAQ e, claro, as respostas para elas.
Como é o processo de certificação SASSMAQ?
O primeiro passo do processo consiste em uma avaliação feita pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).
Trata-se de um questionário que tem como principal função analisar o desempenho do fornecedor em questão e disponibilizar as opções de certificadoras habilitadas pela Associação.
Existem seis áreas que fazem parte da abordagem feita pela ABIQUIM no questionário, são elas:
- Planejamento das operações;
- Gerenciamento;
- Saúde, segurança e meio ambiente;
- Segurança patrimonial e confidencialidade;
- Equipamentos;
- Inspeção local.
Quanto tempo leva o processo de certificação?
Após a realização da implementação dos requisitos normativos da norma SASSMAQ, que dura em média 06 à 08 meses aqui na blwinner, por incrível que pareça, o procedimento é realizado de forma simples e costuma ser rápido.
Ele leva em torno de 30 dias, mas dependendo que o sistema seja realizado conforme todas as exigências.
Além disso, existe também um passo a passo a ser seguido para a implementação.
O planejamento é o primeiro passo, é o momento em que a empresa precisa aplicar algumas práticas que são exigidas para que a gestão dos sistemas de organização seja melhorada.
Depois do planejamento, é feita a auditoria da certificação, a qual é realizada a partir de um checklist que avalia tudo o que foi implantado.
Já a aprovação dos documentos da auditoria fica como o terceiro passo do processo, sendo o momento em que a certificadora envia todos os documentos da auditoria para a ABIQUIM.
E, por fim, o último passo é a emissão do certificado SASSMAQ, que é feita pela Associação Brasileira da Indústria Química.
Quais são os principais pré-requisitos para a avaliação?
Em primeiro lugar, é preciso que a empresa tenha frota própria, com pelo menos um veículo e um motorista, além de contar com as licenças específicas, tais como:
- Licença de operação;
- Licença IBAMA, PF, PC e exército;
- AVCB;
- Alvará da prefeitura;
- Registro na ANTT como ETC ou CTC.
Uma das dúvidas sobre o SASSMAQ que também é bem frequente e necessária ser destacada é que o Transportador Autônomo de Cargas (TAC) não é elegível para a certificação.
O Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade só é implantado em empresas de transporte rodoviário de cargas – ETC ou CTC. ETCs, TCPs e Cooperativas.
Qual é o prazo de validade da SASSMAQ?
Depois da data de avaliação, a certificação SASSMAQ tem validade de dois anos.
No entanto, por conta dos procedimentos que envolvem a aprovação, a emissão do termo que é feita pela organização responsável pela certificação, além da postagem dos dados no site da ABIQUIM, o prazo de divulgação no site pode ser estendido por mais 30 dias após o vencimento da certificação.
A SASSMAQ é obrigatória?
A resposta é: não!
Isso porque o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade não é de adoção obrigatória.
Porém, é importante ressaltar que quando a empresa implanta o sistema, ela tende a alcançar patamares mais altos de visibilidade, confiabilidade e segurança quando comparada com outras empresas do mesmo ramo, por exemplo.
De acordo com a ABIQUIM, “o SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento”.
Existem alguns motivos pelos quais a certificação SASSMAQ pode ser uma excelente escolha para transportadores que carregam produtos químicos perigosos e não perigosos.
Alguns deles são a redução dos riscos de operações, um gerenciamento feito com qualidade, entre outros.
Qual o valor da certificação?
Não existe um preço fixo para a avaliação e para a certificação.
A definição do custo acontece a partir de uma análise geral da empresa.
É levado em consideração alguns dados, tais como tipo dos serviços prestados, estrutura da empresa e a quantidade de funcionários próprios e também terceirizados.
Nenhuma dúvida a mais? É hora de certificar
Como vimos, existem diversas dúvidas sobre o SASSMAQ.
No entanto, todas contam com respostas que tendem a ajudar as transportadoras a entenderem o sistema e buscarem pela certificação para melhoria e segurança das atividades.
E para que o processo se torne ainda mais simples e rápido, contar com uma empresa especializada em certificações é uma garantia de conquista do certificado ao final do processo.
Precisa de uma mão?
Conte com a blwinner e a consultoria online para atendimento a qualquer lugar e hora.