É muito importante uma auditoria para garantir que a gestão de empresas conte com normas regulatórias que reforcem os valores e a clareza de um negócio em relação ao mercado e, claro, seus clientes.
O processo de auditoria verifica e valida todos os processos realizados pela empresa para que estejam de acordo com os requisitos de clientes, legais e normativos.
No entanto, é preciso entender sobre as auditorias internas e externas e quais são as principais diferenças entre elas.
A auditoria interna é um evento que basicamente pode ser realizado de duas maneiras, por um colaborador que faz parte da própria empresa ou por consultorias especializadas no assunto.
Já a auditoria externa é feita por um auditor sem nenhum tipo de vínculo com a organização, ligados a um organismo de certificação e que tem a função de “verificar” os processos da organização, principalmente quando envolvem normas, regulamentações etc.
Um ponto de destaque e que vale a compreensão é que existem três tipos de auditorias, que são de primeira, de segunda e de terceira parte.
As de primeira parte são as auditorias feitas internamente pelos próprios colaboradores, as de segunda parte são auditorias que tem como objetivo analisar a capacidade de fornecedores e as de terceira parte são de organismos de certificação, as certificadoras.
Sabemos que são diversas informações, mas, calma, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma, além de te ajudar a entender mais sobre as auditorias internas e externas.
Continue a leitura.
A auditoria interna
Como citamos na introdução, a auditoria interna é um evento que tem como objetivo evidenciar o cumprimento de acordos firmados com clientes, procedimentos internos e requisitos legais.
A principal característica é que a auditoria interna pode ser realizada por um profissional que faz parte da empresa, no entanto, não se trata de um profissional “qualquer”, ele(a) passa por qualificações para que consiga realizar um monitoramento certeiro.
Lembrando que ela também pode ser feita por empresas especializadas, como a blwinner, e que não se classificam como organismos certificadores, mas sim, consultorias especializadas em auditorias.
Os desafios de dentro
Existem algumas questões em relação às auditorias internas que podem levar a empresa a ter alguns “desafios” a mais, isso quando falamos das auditorias realizadas pelos colaboradores da própria empresa, por mais conhecimento que tenham adquirido sobre o assunto para realizar o trabalho.
Contar com um time de auditores internos para realizar esses eventos, significa investir em uma equipe para que se mantenha em constante atualização, além de todas as questões do dia a dia, a empresa precisará oferecer treinamento em técnicas de auditoria, além das novidades e tudo que envolve esse evento.
Isso pode elevar os gastos internos e exigir ainda mais atenção dos gestores e de todos os colaboradores, de modo geral.
Outro ponto de grande atenção são os potenciais conflitos internos.
Possíveis desafetos ficam mais evidentes entre equipes internas durante esses eventos.
O risco de uma determinada área que possui interesse direto em uma área auditada criar problemas é alto.
Por isso, é preciso atenção e, claro, muito profissionalismo.
A auditoria de externa e de primeira parte
Como o próprio nome já diz, a auditoria externa, também conhecida como terceira parte, trata do processo de averiguação feito por um auditor de fora da companhia.
Ou seja, um profissional que não tem nenhum tipo de vínculo com a organização que passa pelo processo.
E a auditoria de primeira parte (auditoria interna) é aquela realizada por auditores especialistas no assunto, mas que durante esse evento não representam organismos de certificação.
Muitas empresas optam por tais alternativas para evitar conflitos internos que podem ocorrer.
Além disso, também preferem contar com olhares mais técnicos de profissionais especializados nesses monitoramentos, além da vivência em outros negócios que o auditor possui para levar como bagagem e experiência, agregando muito valor ao serviço.
Você sabia que a blwinner, por exemplo, é uma empresa especializada em auditorias de primeira parte e segunda parte?
Especialistas em auditorias, estamos com a expectativa de dobrar o volume de auditorias neste ano, sendo que, em junho de 2022, conseguimos bater a meta de dias de auditoria de primeira parte.
As vivências em outras companhias vão promover ainda mais conhecimentos para o trabalho e mais assertividade nas auditorias realizadas.
Esse tipo de auditoria tende a apresentar mais credibilidade do processo. Isso acontece por conta do não vínculo do auditor interno com a empresa, além de maior segurança dos processos que fazem parte da auditoria.
Lembrando que é necessário que esse profissional conte com a devida qualificação.
Consultoria/Auditoria
A blwinner acredita que o evento de auditoria interna deve ser encarado como mais uma oportunidade de melhoria.
Costumamos dizer que a auditoria interna tem um “que” de consultoria.
“A ideia não é transformar o momento de auditar em um momento de caça às bruxas, nem encontrar culpados, a mentalidade é de apoio ao cliente”, destaca Lucas Basques, CEO da blwinner.
Nossos auditores são constantemente orientados para realizar auditorias interna, buscando contribuir para que nossos clientes aumentem faturamento e/ou margem através de sistemas de gestão.
Naturalmente estarão ainda mais confiantes para os eventos auditorias externas que serão realizadas pelo organismo certificador.
Se a sua empresa está precisando de um suporte a mais para que as auditorias internas e externas sejam feitas de maneira certeira e por especialistas no assunto, você pode contar com a expertise blwinner para ajudar nessa missão.
Saiba mais sobre os serviços disponíveis.