Passo a passo para obter a certificação SASSMAQ


Criada por exigência da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) é um método de avaliação do funcionamento das empresas prestadoras de serviços nas indústrias químicas, abrangendo níveis altos e baixos de periculosidade.

Há cinco divisões dos módulos desse sistema: rodoviário, estação de limpeza, terminais de armazenagem granéis líquidos, navios e ferroviários. A certificação não é obrigatória, mas sua implementação pode gerar bons resultados para a empresa, além de mostrar um grande diferencial em relação aos concorrentes pelo serviço prestado.

No entanto, para obter a certificação SASSMAQ é preciso seguir algumas etapas importantes. Por isso, preparamos um passo a passo para que você saiba como deve-se realizar esse procedimento. Continue a leitura e confira!

Quais empresas são elegíveis para a certificação SASSMAQ?

Sem dúvida, o sistema de gestão do SASSMAQ aplica-se para todos os tipos de organizações que armazenam, distribuem, transportam ou fazem manuseio de produtos químicos. Para que uma empresa obtenha a certificação, deve-se implementar algumas práticas, posteriormente auditadas por organismos de certificação habilitadas pela ABIQUIM. Entre esses requisitos, citamos alguns abaixo:

  • pontuação mínima — a empresa precisa atingir uma pontuação mínima durante as avaliações. A contabilização dos pontos é feita por meio da quantidade de atendimentos prestados pela transportadora;
  • licenças — a empresa deve enviar todas as licenças necessárias de acordo com o estabelecido no portal do SASSMAQ, sendo uma cópia para cada atividade executada;
  • vistoria — o SASSMAQ possui uma classificação de questões, dividida em mandatórias (M), indústria (I) e desejáveis (D), que visa conferir se todos os itens foram implementados corretamente.

Como funciona o processo de certificação SASSMAQ?

Assim que gerencia-se a implementação dos requisitos do sistema, começa o processo de certificação do SASSMAQ a partir de uma avaliação feita pela ABIQUIM. Esse questionário analisa o desempenho do fornecedor em questão, sendo conduzido por certificadoras habilitadas pela associação. Em seguida, confira as seis áreas abordadas por ele são:

  • segurança, saúde e ambiente;
  • equipamentos;
  • gerenciamento;
  • segurança patrimonial e confidencialidade;
  • inspeção do local;
  • planejamento das operações.

As licenças exigidas pelo SASSMAQ

Para obter a certificação SASSMAQ é preciso se adequar e atender à validação de uma série de licenças e autorizações. Em seguida, citamos algumas das obrigatoriedades:

  • Alvará da Prefeitura;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros — AVCB;
  • Licença de Operação — ela pode ser dispensada por um tempo e há a possibilidade de obtê-la ao longo dos procedimentos;
  • Licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC) e Exército — são relativos à área de transporte e ao serviço;
  • Registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC) ou Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC).

Qual o prazo de validade do certificado?

O certificado do SASSMAQ possui validade de dois anos após a data da avaliação. Contudo, devido aos procedimentos burocráticos que envolvem o processo de aprovação, a emissão do termo feito pela organização certificadora e a postagem dos dados no site oficial da ABIQUIM, o prazo da divulgação no site pode se estender por mais 30 dias após o vencimento da certificação.

Quanto tempo leva o processo?

Todo o procedimento é realizado de maneira simples. Em médio prazo, o tempo para obter a certificação pode levar cerca de 30 dias. Mas isso desde que o sistema esteja sendo realizado conforme todas as exigências estabelecidas, além de seguir algumas etapas, tais como:

  • planejamento/implementação — a empresa terá que aplicar diversas práticas exigidas a fim de melhorar a gestão dos sistemas da organização;
  • auditoria — ela é feita por meio de um checklist que vai avaliar tudo que foi implantado;
  • aprovação da documentação da auditoria — a certificadora terá de enviar toda a documentação da auditoria para a ABIQUIM;
  • emissão do certificado — a ABIQUIM será a responsável por emitir o certificado de segurança da sua empresa.

Quanto custa para obter a certificação? Ela é obrigatória?

As certificadoras não possuem um preço fixo da avaliação e certificação; isto é, o custo será definido através de uma avaliação geral da empresa levando em conta dados como os serviços prestados, produção, estrutura da empresa e quantidade de funcionários próprios e terceirizados.

Embora a certificação não seja obrigatória, ela proporciona requisitos que visam garantir a segurança nas indústrias de prestação de serviços químicos. Além disso, pelo fato de aumentar a credibilidade no mercado, a busca por esse certificado vem crescendo de maneira significativa.

Quais as dicas para obter a certificação? 

Obtendo a certificação, a instituição torna-se qualificada para prestar serviços à empresas do setor químico, com uma gestão mais competente na área logística. Por isso, veja a seguir algumas dicas para garantir a certificação SASSMAQ.

Encurte o caminho e acelere a certificação SASSMAQ

É importante ajudar a empresa certificadora no processo de implementação. Ou seja, trabalhar em todos os pré-requisitos antecipadamente para agilizar o trabalho da instituição.

Evite erros ou atrasos no projeto

Para isso, busque o apoio de uma consultoria especializada para auxiliar no acompanhamento do projeto e da auditoria.

Reduza os custos com o processo

De fato, muitos obstáculos podem ser encontrados durante o processo de certificação, um deles são os custos de deslocamento, hospedagem, alimentação dos funcionários e dos consultores. Por isso, a consultoria online é uma ótima alternativa para não gastar mais que do que o planejado.

Garanta a certificação SASSMAQ

É importante ter como parceira uma organização certificadora que possa garantir a aprovação da certificação em contrato e ainda auxiliar sempre que necessário.

Em resumo, os procedimentos de certificação SASSMAQ são simples quando feitos da forma correta e com o auxílio de uma empresa de consultoria especializada. Por isso, é muito importante ter ao seu lado um parceiro para lhe oferecer o suporte necessário. Com todas as práticas implementadas, os serviços prestados podem ser supervisionados de maneira qualificada, trazendo muitos benefícios para a cultura organizacional, além de possibilidades de melhorias em diversas áreas da empresa. A blwinner, por exemplo, é uma empresa especializada em sistemas de gestão, inclusive em consultorias e treinamentos, garante, em contrato, que seus clientes conquistem a certificação ao final do processo. Além disso, também conta com um modelo de consultoria online, que permite que o cliente faça a qualquer hora e a qualquer lugar, sem a necessidade do consultor in loco. Uma economia de tempo e de investimento. Quer saber mais informações? Faça um teste gratuito agora mesmo!

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *